Nesta primeira sessão serão apresentadas investigações no âmbito de dois projectos: ‘Projecto LABea – Felgueiras’ e ‘A Historicização da Criança Criativa na Educação Artística’.
No âmbito de projecto ‘A Historicização da Criança Criativa na Educação Artística’, Catarina Martins falará sobre a fabricação da infância e da criança criativa no longo século dezanove, centrando-se nos duplos gestos dessa construção e dos seus efeitos excludentes de outras infâncias e outras formas de vida. Tiago Assis irá focar as questões relacionadas com a mente programável no discurso da criatividade na educação. Catarina Almeida apresentará questões relacionadas com o arquivo de materiais artístico-pedagógicos como parte das materialidades que circundam a ideia da criança criativa.
No âmbito do ‘Projecto LABea – Felgueiras’, Inês Barreira apresentará a construção de uma base de dados e mapeamento dos discursos governamentais sobre a educação artística, a nível europeu. Valentina Pereira focar-se-á no território nacional, no 1º ciclo do ensino básico, analisando os discursos salvacionistas presentes como mote de parcerias entre escolas, instituições e artistas.
Com:
Catarina Martins, Catarina Almeida, Inês Barreira, Tiago Assis, Valentina Pereira