conferência

Diálogos entre Brasil e Portugal — O Ensino Artístico que Temos e o que Queremos

Esse congresso internacional pretende encontrar um tempo de diálogo e discussão que permita mapear os questionamentos sobre as práticas do ensino artístico nos dois países para sobre eles tecer uma consciência epistemológica que clarifique as possibilidades de mudança e ajustamento aos dilemas contemporâneos.

• 7 Setembro 2020 —
  • 11 Setembro 2020
  • Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

No interior do Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade – i2ADS, aloja-se um projeto de investigação, IDENTIDADES_Colectivo de Acção/Investigação – ID_CAI, que privilegia as relações internacionais que estabelece e onde age, na área da Educação Artística, no ‘mundo de língua portuguesa’. No seu percurso estabeleceu cumplicidades diversas com instituições educativas no Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique, a partir de um relacionamento intercultural descolonial.

No âmbito dessas relações entre os investigadores de educação artística de Portugal e do Brasil, organiza-se um congresso internacional intitulado “Diálogos entre Brasil e Portugal – o ensino artístico que temos e que queremos”. Com ele, pretende-se encontrar um tempo de diálogo e discussão que permita mapear os questionamentos sobre as práticas do ensino artístico nos dois países para sobre eles tecer uma consciência epistemológica que clarifique as possibilidades de mudança e ajustamento aos dilemas contemporâneos, perseguindo também um esforço descolonial de valorização da língua portuguesa nos territórios da investigação internacional.

O congresso decorre com a presença de significativos conferencistas convidados (de Portugal e do Brasil) com percursos de investigação reconhecidos. Estrutura-se como um terreno de diálogo aberto e amplo alargado para os participantes, organizando-se em sessões de conferências, apresentações de comunicações (oriundas de open call e aceites pela Comissão Científica do evento), rodas de conversa e uma exposição internacional (com trabalhos digitais com a temática do fracasso, organizada pelo ID_CAI).

Este congresso possui dois focos de discussão, um centrado na investigação e outro voltado para o campo de ensino/aprendizagem e formação docente em artes (visuais e performáticas).

Por fim, “Diálogos entre Brasil e Portugal” prevê o estabelecimento de condições para a ampliação de projetos participados pelos investigadores, pelas universidades e pelas unidades de I&D dos dois países.

Organização: i2ADS, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade

+ info: dialogos.fba.up.pt