exposição

Desejos Compulsivos — A Extração do Lítio e as Montanhas Rebeldes

Exposição com curadoria de Marina Otero Verzier e participação de Orlando Vieira Francisco e Susana Soares Pintos, membros investigadores do i2ADS.

  • 25 Março 2023 —
  • 28 Maio 2023
  • Galeria Municipal do Porto, Jardins Palácio de Cristal

Desejos Compulsivos — A Extração do Lítio e as Montanhas Rebeldes aborda a problemática existente entre extrativismo e exaustão, produtividade e burn-out, atravessando diferentes escalas. Com curadoria de Marina Otero Verzier, a exposição toma como ponto de partida os planos de extração de lítio em curso no Norte de Portugal e as lutas suportadas pelas comunidades locais, pelas suas vidas e direitos. Batalhas que enfatizam, no que tem sido descrito como “colonialismo verde”, o desenvolvimento do “futuro da bioenergia”, envolvem demasiadas vezes a expropriação de comunidades e a degradação de ecossistemas.

Enquanto a indústria mineira — e os desejos capitalistas — subjugam e exploram a montanha e os seus habitantes, tratando-os como recursos a extrair, a violência transforma-se numa força de sobrevivência para estas comunidades através de infraestruturas coletivas e rituais incorporados. Se a exploração mineira resulta na rutura social, ecológica e mental, estas práticas, juntamente com as expressões artísticas, quebram a ordem social para criar mundos opostos, fundindo o individual e o coletivo, o reino ancestral e as gerações futuras, o humano e mais que humano, desencadeando uma compreensão alternativa da energia.

+ info