exposição

Das Ligações (Espaço de Pausa ou Realidade sem Tempo)

Exposição de artistas/estudantes/investigadores do Curso de Doutoramento em Artes Plásticas da FBAUP centrada na ideia de ligações.

• 28 Junho 2018 —
  • 20 Julho 2018
  • Casa da Prelada, Porto

O Curso de Doutoramento em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes tem no seu funcionamento a realização de exposições ao longo do 1º ano lectivo. É da maior importância que tal intuito seja corporizado no exterior da Faculdade para que as obras e os artistas/estudantes/investigadores possam ter o necessário confronto com um público que não lhe é familiar. Assim, para cada ano é eleito um tema que é desenvolvido ao longo dos vários momentos expositivos. Este ano o tema é corporizado na ideia de ligações.

Num primeiro momento, no Museu da Faculdade construiu-se uma exposição cujo título era: “Das ligações – espaço doméstico ou realidade domesticada”. Não é difícil entender, dentro deste contexto, a ideia deste título já que se tratou de uma primeira exposição e no interior da instituição, quer dizer, em espaço doméstico.

Para este segundo momento expositivo propomos, agora, o seguinte título: “Das ligações (o espaço da convivialidade ou realidade dialógica)”.

Num lugar tão densamente ocupado por significações fortes e espacialidades por elas condicionadas só se justifica a presença de uma exposição e das obras que a constituem numa postura de convivialidade e diálogo. O que não quer dizer adequação, antes, quer afirmar a possibilidade desafiante da construção de obras com carácter site specific integralmente interessadas no estabelecer dessa discussão convivial e dialogante entre elas próprias e o espaço que as recebe. Por isso, todas as obras a apresentar serão pensadas especificamente para esta exposição e, tendo essa condição como ponto de partida, o resultado a que se chegará espelhará, por certo, essa dimensão de ligação que um conjunto de obras pode manter com um espaço que lhes é, ao mesmo tempo, apropriado no sentido de permitir a sua existência e apropriado no sentido de se apoderarem dele, mesmo que efemeramente, para poderem estabelecer-se enquanto obras que ao ligarem-se a si manifestam era possibilidade singular da arte que é dialogar na sua própria linguagem, por vezes complexa e difícil, mas sempre estimulante para quem é colocado na posição de espectador. Pelo menos é o que se espera…parece pouco, mas não é pouco.

Doutoramento em Artes Plásticas / FBAUP
i2ADS / FBAUP