exposição

D’Après: A Oficina, o Laboratório, O Natural

A exposição D’après pretende enquadrar a obra de Abel Salazar, sublinhando a transversalidade de espaços, e metodologias inerentes; a plasticidade do arquivo enquanto instrumento de investigação; a permeabilidade do objeto documental e a constituição do natural enquanto plataforma de especulação e reconstrução ontológica.

  • 6 Junho 2018 —
  • 24 Junho 2018
  • Reitoria da Universidade do Porto

A convergência entre laboratório/oficina/natural na metodologia Abel Salazar ressoa com o projeto contemporâneo transversal de destituir a natureza do seu estatuto arcádico, sublinhando a sua palpabilidade e subsequente flexibilidade enquanto objeto epistemológico. Nesse sentido, a partir da prática do médico, pintor e gravador português é possível traçar linhas de renegociação com o natural, investindo numa fluidez categórica na construção de uma ecologia dinâmica.

A exposição conta com a participação de estudantes de pós-graduação e licenciatura da FBAUP , que durante dois anos, ao abrigo do projecto D’après apoiado pela Reitoria da Universidade do Porto, e numa parceria com a CMAS — Casa Museu Abel Salazar, desenvolveram actividades várias de investigação e criação artística.

 

Curadoria
Graciela Machado e Diogo Tudela

Organização
Departamento de Desenho FBAUP /i2ADS