exposição, seminário

Atelier Nomade: in situ Lithography + Exposição NOMADE

Atelier Nomade: in situ lithography reúne saber tecnológico, científico e artístico, em contexto laboratorial.

Atelier Nomade: in situ lithography reúne saber tecnológico, científico e artístico, em contexto laboratorial. Parte da ideia de fixação temporária num lugar assumidamente precário, como base de operações, para explorar a prática da litografia, contrapondo-a com saberes partilhados por especialistas de outros domínios e áreas do saber, como a ilustração, a geologia ou a geografia urbana. Trata-se de trazer um olhar contemporâneo sobre uma prática centenária de impressão química, isto é, a litografia, que passa pela recuperação de processos históricos e pela sua transposição para novos suportes – adotando como matéria primeira de pesquisa e de ação a seleção de documentos/objetos preservados em Arquivos. E como se trata de uma abordagem reativa, aqui se procura ampliar o sentido das experiências a proporcionar aos seus participantes, associando ao processo os contextos urbanos em que estes foram produzidos. O mesmo é dizer que se procura identificar e integrar, no decurso do processo de trabalho, os sedimentos impressos pelo tempo e pela forma que os materiais selecionados transportam consigo, a sua relação com a cidade de ontem e de hoje.

Este primeiro atelier ‘nómada’, organizado no contexto de uma residência artística de Graciela Machado (i2ADS / FBAUP / FIMS) na FIMS, vai decorrer nos armazéns do edifício da Fundação Marques da Silva situado na rua Visconde de Setúbal, no Porto, entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro 2024. Enquanto atividade inserida no programa europeu de pesquisa e inovação pedagógica, Arts and Crafts Aujourd´hui, conta com a participação de alunos, professores e investigadores de uma rede alargada de instituições e grupos de interesse: Faculdade de Belas-Artes da U.Porto, i2ADS, Pure Print Archeology, Académie Royale des Beaux Arts de Bruxelles e École Supérieur d´Art et Design de Saint-Étienne. Como especialistas convidados, estarão presentes José Brandão (HTC / NOVA/ FCSH), Gonçalo Furtado (CIEBA/FAUP) e João Garcia (FLUP). O programa, para além dos momentos oficinais e ações reparativas, inclui visitas à Faculdade de Belas Artes da U.Porto, à Biblioteca Pública e Municipal do Porto, e à sede da Fundação Marques da Silva, assim como incursões pela cidade.

Os resultados das pesquisas em curso sobre a litografia serão publicamente apresentados na Exposição ‘NOMADE’ a decorrer no último dia deste Atelier, 2 de fevereiro, a partir das 16h, altura em que as portas do armazém da Rua Visconde de Setúbal irão abrir-se ao público em geral, num convite aberto a todos para descoberta do espaço e observação dos registos que têm vindo a ser produzidos no âmbito desta linha de investigação.

 

Rua Visconde de Setúbal, 70, Porto | Exposição: 2 fev, a partir das 16h

+ info: Programa do Atelier Nômade by Pure Print Archeology

Rede europeia de investigação: Arts and Crafts Aujoud´hui;

Pure Print Archeology