seminário

Estação #2 — O Processo do Artista e a Experiência Incorporada — Incorpus — inimigo de todas as construções

Tendo como de partida a obra multidisciplinar de Miguel Bonneville, com especial foco no seu mais recente projecto serial A importância do Ser, o artista, Pedro Arrifano e Filipa Cruz conversam sobre o seu processo de desaparição/despersonalização através da arte, e de como esse mesmo processo coloca em causa problemas de várias ordens.

  • 20 Maio 2019
  • 6:00 PM
  • Aula Magna da FBAUP

Tendo como de partida a obra multidisciplinar de Miguel Bonneville, com especial foco no seu mais recente projecto serial A importância do Ser, o artista, Pedro Arrifano e Filipa Cruz conversam sobre o seu processo de desaparição/despersonalização através da arte, e de como esse mesmo processo coloca em causa problemas de várias ordens: funcionais, literárias, laborais, domésticas, religiosas, estéticas. A sessão será acompanhada por Inês Veloso, doutoranda em Artes Plásticas.

 

M̶i̶g̶u̶e̶l̶ Bonneville introduz-nos a histórias autobiográficas centradas na desconstrução e reconstrução da identidade através de performances, desenhos, fotografias, vídeo, música e livros de artista. Desde 2003 tem apresentado o seu trabalho em galerias de arte e festivais nacionais e internacionais, sobretudo os projectos seriados ‘Family Project’, ‘Miguel Bonneville’ e ‘A Importância de Ser’. Recebeu o Prémio Ex Aequo (2015) pelas performances ‘Medo e Feminismos’, em colaboração com Maria Gil, e ‘A Importância de Ser Simone de Beauvoir’. Lecciona esporadicamente composição de performance autoral em diferentes estruturas nacionais e internacionais.
http://www.miguelbonneville.com/

Pedro Arrifano é licenciado e mestre em Filosofia nas áreas da Ética, Estética e Metafísica. Doutorando, no último ano e bolseiro da FCT, de História da Arte na Faculdade de Ciências Sociais Humanas de Lisboa e Investigador do CHAM (Centro de História Aquém além Mar) no grupo “Pensamento Moderno e Contemporâneo”. Vários artigos escritos em revistas nacionais e internacionais e participação em diversos colóquios no âmbito da Filosofia e da Arte. Docente convidado na Faculdade de Ciências Sociais Humanas e Faculdade de Arquitetura de Lisboa nos programas de Mestrado e Doutoramento nas áreas da Filosofia e da Arte.
https://fcsh-unl.academia.edu/pedroArrifano

Filipa Cruz é artista, investigadora e professora auxiliar convidada na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), no Paris College of Art e no Instituto Politécnico de Coimbra. Doutorada em Arte e Design – Artes Plásticas pela FBAUP com a tese “Tudo o que te queria dizer: a indefinição, ilegibilidade, insuficiência da linguagem na prática artística”. Tem vindo a expor em Portugal e em França. Relaciona escultura, instalação e literatura numa imagem escultural que é, à vez, eterna e efémera. Colaborou com o Espace des Arts sans Frontières em Paris, entre 2014 e 2016. Membro integrado do i2ADS.
https://www.filipacruz.com/

Inês Veloso é artista e doutoranda em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Realizou o Master of Arts in Visual Arts: Photography na Artesis Plantijn Hogeschool Antwerpen (AP), com o projeto “Landscape of a Dream”. Também na Bélgica, realizou o projeto final de curso “A Little Girl in a Woman’s Body” em programa ERASMUS+ na Karel de Grote University College (KdG). Licenciada em Tecnologia da Comunicação Audiovisual na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE).
https://www.behance.net/iveloso

_
O CEM – Corpo, Espaço, Matéria, é um ciclo de encontros que propõe-se contribuir para a fertilização de ideias e cruzamento de pesquisas nas práticas artísticas e no design atuais, refletindo sobre os principais desafios que ajudam a compreender as mudanças ocorridas no século XXI, com o propósito de fortalecer a comunidade de investigação na FBAUP, e despertando os seus estudantes para as inúmeras possibilidades da investigação que esta instituição gera.

+info: http://cem.fba.up.pt

 

COMISSÃO CIENTÍFICA
Rute Rosas, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) / FBAUP e ESMAE.
Sofia Ponte, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+) / UP, UA e IPCA.

APOIOS
i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Mestrado em Artes Plásticas da FBAUP
Mestrado em Design da Imagem da FBAUP
Licenciatura em Artes Plásticas da FBAUP