encontro

Estação #2 — O Processo do Artista e a Experiência Incorporada — Proposições de um Processo

A pretexto do trabalho de Claire Santa Coloma, Laura Castro, Cláudia Amandi e a própria artista conversam sobre alguns dos desafios, presentes e passados, da sua atividade artística.

  • 29 Abril 2019
  • 6:00 PM
  • Aula Magna da FBAUP

Esta sessão estabelecerá uma intromissão no processo criativo de Claire Santa Coloma propondo uma aproximação do observador à dinâmica operativa da artista – pontos de partida, experiências, escolhas, anotações, métodos, entre outros. Debater-se-á sobre ações que, na sua relação processual, convergem na focagem de ideias, temas e formas, tais como se nos apresentam.

A partir das experiências de Laura Castro, conhecedora das problemáticas atuais da escultura, e de Cláudia Amandi da interseção do desenho e da escultura, esta sessão será um momento privilegiado de troca de ideias entre pares. A sessão será acompanhada por Paula Neves, doutoranda em Artes Plásticas, que irá produzir um artigo a partir da sessão, a publicar no final da temporada.

Claire de Santa Coloma
A prática de Claire de Santa Coloma é baseada principalmente na Escultura mas o seu trabalho artístico também inclui desenhos e composições em papel. Conceptualmente, a sua atividade surge como resposta ao ambiente físico, enquadrando-a (a atividade) no tempo e no espaço. Centrado na economia de formas tridimensionais abstratas, Santa Coloma constrói manualmente os objetos que produz, usando materiais encontrados ou adquiridos – geralmente específicos a um lugar que, por sua vez, impõe vários parâmetros. A economia de um lugar e seu contexto fazem parte das suas intervenções. Nascida em Buenos Aires, Argentina, atualmente vive em Lisboa, Portugal. Vencedora do Prémio Novos Artistas da Fundação EDP em 2017.
https://clairesantacoloma.com/

Laura Castro
Professora Auxiliar da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto. Membro integrado do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da mesma Escola. Entre o início da década de 1990 e 2006 trabalhou no sector cultural. Publicou artigos e livros sobre arte portuguesa dos séculos XIX a XXI e desenvolveu pesquisa para diferentes exposições. Doutorada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto com o trabalho Exposições de arte contemporânea na paisagem. Antecedentes, problemática e práticas (2010).
http://www.porto.ucp.pt/pt/cv-laura-castro

Cláudia Amandi
Professora Auxiliar do Departamento de Desenho da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Investigadora integrado do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS). Interessa-se por ações e métodos de trabalho no processo criativo e nos cruzamentos entre escultura e desenho. Doutorou-se na área do Desenho pela FBAUP, em 2010, com a investigação Funções e Tarefas do Desenho no Processo Criativo. Ao longo dos anos, o seu trabalho autoral foi convergindo para processos de repetição, interessando-se particularmente por aqueles que, na sua aparência mecânica de execução, deslocam o referente do resultado.
https://claudiaamandi.weebly.com/

Paula Neves
Artista Visual e investigadora das práticas processuais do desenho num contexto contemporâneo, reflexivo e experimental. Frequenta o doutoramento em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Mestre em Arte Multimédia e licenciada em Artes Plásticas-Escultura pela FBAUP.
http://www.ceaa.pt/equipa/76

_
O CEM – Corpo, Espaço, Matéria, é um ciclo de encontros que propõe-se contribuir para a fertilização de ideias e cruzamento de pesquisas nas práticas artísticas e no design atuais, refletindo sobre os principais desafios que ajudam a compreender as mudanças ocorridas no século XXI, com o propósito de fortalecer a comunidade de investigação na FBAUP, e despertando os seus estudantes para as inúmeras possibilidades da investigação que esta instituição gera.

+info: http://cem.fba.up.pt

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Rute Rosas, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) / UP e ESMAE.
Sofia Ponte, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+) / UP, UA e IPCA.

 

APOIOS

i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Mestrado em Artes Plásticas da FBAUP
Mestrado em Design da Imagem da FBAUP
Licenciatura em Artes Plásticas da FBAUP