encontro

1º Encontro do Consórcio YUCUNET

O i2ADS/FBAUP está a participar no I Encontro do Consórcio YUCUNET que pretende implantar uma rede entre universidades para a criação de cursos de mestrado no México e em Cuba.

  • 24 Janeiro 2022 —
  • 28 Janeiro 2022
  • Universidade de Santiago de Compostela, Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Belas Artes e Fundação Serralves

O i2ADS/FBAUP está a participar no I Encontro do Consórcio YUCUNET, que decorre entre 24 e 28 de janeiro 2022, e pretende implantar uma rede entre universidades americanas e europeias para a criação de cursos de mestrado em Arte Contemporânea, curadoria e Gestão Cultural, no México e em Cuba. Neste projeto, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) estão representados por Miguel Leal (docente e investigador do i2ADS), Gabriela Vaz Pinheiro (docente e investigadora do i2ADS) e Margarida Dias (investigadora do i2ADS).

O Encontro de 5 dias está a decorrer em Santiago de Compostela (24 a 26 de janeiro) e no Porto (27 e 28 de janeiro), reunindo investigadores mexicanos, cubanos, espanhóis e portugueses de doze faculdades de quatro países. O programa de atividades, com diferentes sessões de trabalho, reúne especialistas do âmbito académico e do meio cultural institucional.

O projeto YUCUNET é uma iniciativa europeia, liderada pela Universidade de Santiago de Compostela, conta com mais de 870.000 euros de subvenção e pretende proporcionar ferramentas para a criação de uma rede de ensino superior na área da Arte Contemporânea na região Yucatán-Cuba. A rede conta com parceiros de Portugal (Fundação de Serralves, Universidade Católica Portuguesa, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa), Espanha (Universidade de Santiago de Compostela), Cuba (Universidad de las Artes-ISA, Universidad de La Habana, Ministerio de Cultura de Cuba) e México (Universidad Autónoma de Yucatán , Universidad Nacional Autónoma de México, Fundación Cultural MACAY, Fabcity Yucatan).

Os projetos de ‘Capacitação no Ensino Superior’ do programa Erasmus+, incluindo o YUCUNET, são projetos de cooperação transnacional que pretendem desenvolver, transferir e implementar práticas inovadoras na educação, investigação, modernização institucional e na sociedade em geral. A participação no projeto YUCUNET reforça o compromisso da NOVA FCSH com a sociedade, a nível local e global, através da transferência de conhecimentos e de uma aposta na internacionalização ao nível do ensino e da investigação colaborativa.