Chamada de trabalhos — PSIAX #6

Submissões até ao dia 3 de julho de 2022.

PSIAX: Estudos e Reflexões sobre o Desenho e Imagem

Encontra-se aberta até dia 3 de julho de 2022 a chamada para submissão de trabalhos para publicação na edição nº 6 da 2ª série da revista PSIAX: Estudos e Reflexões sobre o Desenho que terá como assunto questões que se articulem com “Escrever sobre, para e com Desenho”.

São vários os campos possíveis de atuação onde podemos encontrar a relação entre a escrita e o desenho: na tradução “visual”, como na écfrase clássica; na reflexão teórica e crítica sobre a prática das suas múltiplas conexões imagéticas; no uso do livre exercício de expressão e composição; na própria escrita quando esta se torna imagem e objeto visual.

O número 6 da revista pretende mostrar desenhos, projetos artísticos, imagens, artigos, ensaios, textos contextualizadores ou críticos que deem conta e /ou problematizem a experiência de escrever sobre, para e com desenho.

Qualquer formato submetido (texto ou projecto) para avaliação deverá ser enviado para psiaxmag@gmail.com até ao dia 3 de julho de 2022, em qualquer uma das seguintes línguas: Português, Castelhano, Francês, Inglês, Italiano.

Para contributos como artigos, ensaios, textos, estes devem possuir um número de caracteres, incluindo espaços, entre os 11000 e os 21000, e devem incluir um resumo com um máximo de 300 palavras em Português e Inglês; 4 palavras-chave e uma nota biográfica com 50 palavras.

Os contributos em texto deverão ser enviados num único ficheiro word, com o texto em Times New Roman, corpo 12 e entrelinhamento 1,5, justificado. Notas de rodapé e referências deverão ser formatadas em corpo 10, entrelinhas simples, segundo o estilo APA 6. As referências bibliográficas devem estar integradas no texto. As citações até 3 linhas devem vir inseridas no texto entre aspas e seguidas pelas devidas referências. As citações com mais de 3 linhas, devem vir destacadas do corpo de texto com a fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples, justificado, recuo de 4 cm da margem esquerda.

Cada contribuição em projecto artístico (desenhos, projectos artísticos, imagens) terá um limite de 10 imagens. As imagens, em formato .jpg ou .tiff, com um mínimo de 7,5 x 10 cm, 300 dpi, devem estar identificadas no corpo de texto e no ficheiro, acompanhadas de ficha técnica e referenciadas, e devem incluir um resumo com um máximo de 500 palavras em Português e Inglês; 4 palavras-chave e uma nota biográfica com 50 palavras.

Os artigos são selecionados pela comissão editorial. Posteriormente são submetidos a um processo de revisão duplamente cega por pares. A comissão reserva-se no direito de não publicar artigos que não sigam as recomendações de revisão. Até 1 de setembro de 2022 os candidatos serão informados se a proposta foi aceite.

Datas importantes:

Data de submissão: até 3 de julho de 2022

Resultados: até 1 de setembro de 2022

Lançamento da revista (prevista): dezembro 2022

Mais informações em:

www.arquitetura.uminho.pt

www.facebook.com/EAUMinho

* A PSIAX é um periódico ativo desde 2002, publicando estudos e reflexões sobre desenho e imagem. Tem direção conjunta das Faculdades de Arquitetura e Belas Artes da Universidade do Porto e da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, sendo editada pelas unidades de investigação i2ADS e Lab2PT