É só Labea?

É só Labea?
dia 2 de junho, 21h00 – 22h30, zoom
com Catarina Martins, Catarina Almeida, Inês Barreira, Tiago Assis, Valentina Pereira

 

No dia 2 de Junho, pelas 21h00, o Laboratório de Investigação em Educação Artística (LABea), apresentará algumas das investigações em curso. Estas sessões criam um espaço de discussão de trabalhos, em diferentes fases de investigação, que acontecem no interior do laboratório. Nesta primeira sessão serão apresentadas investigações no âmbito de dois projectos: ‘Projecto LABea – Felgueiras’ e ‘A Historicização da Criança Criativa na Educação Artística’.

No âmbito de projecto ‘A Historicização da Criança Criativa na Educação Artística’, Catarina Martins falará sobre a fabricação da infância e da criança criativa no longo século dezanove, centrando-se nos duplos gestos dessa construção e dos seus efeitos excludentes de outras infâncias e outras formas de vida. Tiago Assis irá focar as questões relacionadas com a mente programável no discurso da criatividade na educação. Catarina Almeida apresentará questões relacionadas com o arquivo de materiais artístico-pedagógicos como parte das materialidades que circundam a ideia da criança criativa.

No âmbito do ‘Projecto LABea – Felgueiras’, Inês Barreira apresentará a construção de uma base de dados e mapeamento dos discursos governamentais sobre a educação artística, a nível europeu. Valentina Pereira focar-se-á no território nacional, no 1º ciclo do ensino básico, analisando os discursos salvacionistas presentes como mote de parcerias entre escolas, instituições e artistas.

Local Online
Data 2 de Junho de 2021