Racionalidades Inscritas na Prática de Dança

Apresentação pública com Mônica Santos.

• 19 Julho 2024
  • Sala 201, Pavilhão de Arquiteto Carlos Ramos, FBAUP

Racionalidades inscritas na prática de dança: um estudo comparado sobre as séries documentais Figuras da Dança (Brasil) e Portugal que Dança

O estudo, iniciado junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e que conta com o financiamento da FAPESP, debruça-se sobre a discursividade inscrita no campo da dança brasileira por meio da análise comparativa de duas produções audiovisuais, uma brasileira e uma portuguesa: as séries Figuras da Dança e Portugal que Dança. Juntas, as séries formam um arquivo documental significativo acerca da circulação discursiva na prática da dança nos dois países. Ao se valer da interlocução com o pensamento foucaultiano, o estudo também toma a dança como prática posicionada nas relações de poder/governamento correntes.

__
Mônica Santos é graduada em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Atualmente está concluindo um estágio de pesquisa no exterior realizado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Supervisão docente: Cat Martins