seminário

Curar a Paisagem: A Ética como Definição da Paisagem Contemporânea em Arte

Neste Simpósio pretende-se pensar a definição da paisagem, tomando como consciência as alterações impostas pelo humano sobre o espaço natural.

  • 30 Junho 2023
  • 9:30 AM
  • Museu de Valongo

A paisagem contemporânea é uma entidade complexa e em constante evolução, moldada por uma infinidade de fatores, incluindo atividade humana, processos naturais e avanços tecnológicos. Historicamente, a caracterização da paisagem em Arte está determinada por características com origem na Estética, baseada sobretudo nas relações visuais, funcionais e simbólicas associadas ao território. Todavia, a consciência do Antropoceno e a urgência imposta pelas Alterações Climáticas, tornaram evidente a necessidade de implicações éticas em substituição ou detrimento das determinações estéticas para compreender e caracterizar a Paisagem Contemporânea em Arte.

O simpósio Curar a Paisagem é organizado pelo I2ADS/FBAUP, no âmbito do Projeto SHS e tem o apoio da Câmara Municipal de Valongo e da Bienal da Ardósia de Valongo, e reúne um grupo diversificado de especialistas de áreas que vão da arquitetura à biologia, passando pela gravura e pela arte, incluindo, Antonio Colchete Filho (UFJF, BR), Domingos Loureiro (FBAUP, PT), Filipa Tojal (Artista, PT/GB), Daniela Franco Carvalho (UFU, BR), Graciela Machado (FBAUP, PT) e vários doutorandos e investigadores, para explorar o papel da ética na formação da paisagem contemporânea. Pretende-se pensar a definição da paisagem, tomando como consciência as alterações impostas pelo humano sobre o espaço natural.

+ info: descarregar programa do evento