livro
Produzida a partir da recuperação e desenvolvimento de conteúdos das três edições do encontro internacioinal de gravura Pure Print, materializa nas várias opções tecnológicas, anos de incursões prospectivas dirigidas aos seus vários campos de actuação.
Pure Print Publication resulta de um processo editorial colaborativo.
A PPP (Pure Print Publication), como passou a ser designada, emerge do PP (Pure Print) e dele retém e expande o modelo de produção e e criação em espaço académico, testando num volume único impresso a partir das oficinas de técnicas de impressão da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), que o PP ambicionou criar.
O seu significado compreende-se à luz da formação de uma oficina de edição em contexto académico, onde os processos editoriais tornam-se exponencialmente contingentes, efeito de quem aí vai, quem aí está, do mesmo ser criado de forma livre, intuitiva a se querer manter práticas e discursos em reformulação constante.
A produção editorial que daqui resulta, revela os modelos pedagógicos adoptados, e verifica o entendimento da gravura como lugar de projecto, processo, apresentação e disseminação de conhecimento e discurso artístico. Relata também um exercício de gestão, essa a desenvolver-se entre o digital e o analógico, entre sistemas impressos – serigrafia, Riso, gravura. É esta a condição inevitável para os objectos impressos, fabricados, pensados a partir de uma oficina de gravura, numa competição salutar entre sistemas reprográficos, manuais e mecânicos, com critérios atentos à acessibilidade, aos custos mas também à diferença e originalidade aberta por projectos em curso.
Descarregar Pure Print Publication