Cultura | Cidade — Um Direito! #4

O grupo de estudo Cultura | Cidade: Um Direito! retoma suas actividades em 2022, perguntando quais formas de operacionalização as artes performativas podem oferecer para entenderemos as plurais noções de cidade.

• 28 Junho 2022
  • Sala PS12, Pavilhão Sul da FBAUP

Quais seriam os espaços com maior potencialidade de serem praticados? Quais os fantasmas ou nomes próprios que guardamos da cidade?

O simpósio Cultura | Cidade: Um Direito! será o quarto encontro de um ciclo de conversas em torno da democracia cultural e do direito à cidade. A realizar-se em 28 de junho de 2022, a partir das 17h, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, receberá o investigador brasileiro Francis Wilker, com um programa especial desenvolvido pelo em três movimentos:

17h – PASSAGEM – a caminhada como ponto de vista e de contato com os espaços e suas múltiplas dramaturgias.

17h30 – DIÁLOGO – compartilhamento de pesquisas e projetos artísticos que envolvem o enlace sensível entre arte, cidade e paisagem.

18h30 – CONVÍVIO – as muitas cidades dentro da cidade. Momento informal de troca e confraternização.

Com esta série de conversas públicas, o grupo pretende entender a relação das práticas culturais e artísticas locais e a mudança do tecido urbano e social no Porto – as oportunidades e impossibilidades, simbioses e contaminações, instrumentalização e desvios.

_
Francis Wilker é encenador, performer, curador e professor do curso de licenciatura em Teatro e do Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Doutor e Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Autor do livro Encenação no espaço urbano (editora Horizonte, 2018). Integra o grupo Teatro do Concreto.