As duas edições anteriores do Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias (EIRPAC), realizadas em 2015 e 2017, integrando a programação do MEXE_Encontro Internacional de Arte e Comunidade, juntaram 425 participantes (284 nacionais e 141 estrangeiros) nas dezenas de ações promovidas, afirmando-se como um espaço incontornável, a nível nacional e internacional, neste campo de produção científica.
Com base neste percurso e nas inquietações e interrogações do mundo atual, o desafio do III EIRPAC centra-se no tema A busca do Comum – contributos das práticas artísticas para outros futuros possíveis.
Considerando a complexidade deste campo de ação e a crescente importância que estas práticas têm vindo a adquirir nas criações artísticas contemporâneas, entendendo-se estas como indissociáveis das manifestações e experiências sociais e culturais das comunidades, torna-se essencial a criação de espaços de reflexão e partilha entre todos os seus intervenientes.
O III EIRPAC é fortemente inspirado nos movimentos sociais que emergem relativamente às transformações políticas que proliferam pelo mundo e a emergência de novos e renovados espaços de participação e criação artística. Em momentos de inquietude e desesperança, de que forma se implicam as práticas artísticas na projeção e construção coletiva de novas realidades e novos futuros? Neste sentido, o foco deste EIRPAC situa-se precisamente na análise e reflexão sobre as dimensões éticas, estéticas e política dos processos criativos.
Descarregar programa.
Descarregar livro de resumos.
Coorganização
Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA-UE)
Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE-FPCEUP)
Centro de Investigação em Comunicações Aplicadas e Novas Tecnologias da Universidade Lusófona do Porto (CICANT-ULP)
Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE-IPP
Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa – Lisboa (FCH-UCPL)
Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IELT-FCSH-NOVA)
Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (i2ADS-FBAUP)
Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana (UNIRIO)
Laboratório de Estudo e Pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional Universidade de São Paulo (PACTO-USP)
MEXE Associação Cultural
PELE