David Lopes

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

estudante de doutoramento // bolseiro FCT

Nelson David Correia Lopes. Concluiu o Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão em 2018 pela Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes. Recebeu 1 prémio e uma distinção. Atua na área das Artes Plásticas com ênfase a Gravura e o Desenho. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Printmaking; Image reproduction; Technological Research; Fine Art.

Título da tese
A inovação de processos de gravura e a divulgação científica: uma perspetiva prática na arte contemporânea

Referência FCT
2020.09546.BD

Resumo
A popularização do conhecimento científico está historicamente implicada com a inovação tecnológica dos processos de reprodução de imagem, em concreto pela invenção da fotografia e depois na sua aplicação na reprodução fotomecânica industrial. A presente proposta de investigação tem como objetivo introduzir técnicas de impressão do século XIX, desenvolvidas em contextos científicos, hoje largamente desconhecidas e com aplicação obsoleta. Em específico, toma-se como caso-de-estudo, o trabalho científico de português José Júlio Rodrigues (1843-1923), Diretor da antiga Secção Photographica de Lisboa. O potencial plástico destas técnicas será explorado no contexto contemporâneo através da prática artística do candidato. O projeto artístico toma como enunciado o desenvolvimento de uma série de trabalhos e exposições em diálogo com objectos científicos e espaços museológico. Seleciona-se por isso a coleção Científica da Aula Náutica da Universidade do Porto, e que se encontra em exposição permanente no edifício da Reitoria da UP. Procura-se trazer para o debate da arte contemporânea, a oportunidade de refletir sobre os limites da história, da ficção, e do arquivo. Serão analisadas exemplos consagrados que exploram criticamente a relação entre instituições culturais e a prática artística contemporânea, e sobretudo dar ênfase ao potencial do anacronismo na produção artística.

Graciela Machado

Mais info