livro

Verniz Mole — [Arqueologia Tecnológica]

Publicação proposta pelo grupo de interesse Pure Print Archeology, reúne investigação produzida na FBAUP, em torno de uma vertente técnica da gravura em oco sobre metal: o verniz mole.

Verniz Mole

“Verniz Mole — Arqueologia tecnológica”, publicação proposta pelo grupo de interesse Pure Print Archeology, reúne investigação produzida na FBAUP, em torno de uma vertente técnica da gravura em oco sobre metal: o verniz mole. As incursões práticas e os estudos conduzidos entre 2016 e 2021 que aqui se documentam, foram inicialmente analisados no projeto de investigação “Pure Print, FBAUP/ i2ADS, e objecto de aplicação em contexto formativo e de prática artística. Na sua íntegra, a investigação contou com contribuições de estudantes pré e pós-graduados, estágio ao abrigo do programa Erasmus+ e contribuições de técnicos da Faculdade ASP da Breslávia, Polónia.

No decorrer da investigação foram analisados diferentes vertentes que permitem situar a técnica do verniz mole no contexto da gravura reprodutiva e original. Por “reprodutiva” compreende-se a dimensão histórica que limita o uso da técnica à reprodução do desenho, e por “original” admite-se que o mesmo procedimento possa ser inserido num contexto de produção autónoma com aplicações criativas no discurso contemporâneo.

Estes aspectos oficinais são tratados de forma detalhada, de modo a tratar e definir claramente quais são as soluções que importam para cada projeto, e usadas as fontes do passado que nos permitem focar este tema atendendo a um contexto histórico residualmente descrito em manuais e tratados de gravura.