livro

Reserva Tecnológica n.1

Esta exposição resulta de uma parceria entre a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) e o Câmara Municipal de Valongo, onde se apresentam resultados dos processos desenvolvidos no âmbito da pesquisa levada a cabo pela equipa GroundLAB. A coordenação coube a Graciela Machado e Domingos Loureiro, numa colaboração com a Câmara Municipal de Valongo, na pessoa da museóloga, Dra. Paula Costa Machado.

  • Edição
  • Graciela Machado
  • Ano
  • 2023
  • isbn | issn
  • 2975-8661
Reserva Tecnológica n.1

Editorial

Memórias de Pó“, 2023
Câmara Municipal de Valongo

Esta exposição resulta de uma parceria entre a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) e o Câmara Municipal de Valongo, onde se apresentam resultados dos processos desenvolvidos no âmbito da pesquisa levada a cabo pela equipa GroundLAB. A coordenação coube a Graciela Machado e Domingos Loureiro, numa colaboração com a Câmara Municipal de Valongo, na pessoa da museóloga, Dra. Paula Costa Machado.

A exposição contribui para uma releitura sobre a investigação desenvolvida pelo Projeto GroundLAB: Arqueologia e recondução tecnológica (i2ADS/FBAUP), que se centra no desenvolvimento de pesquisas relacionadas com o estudo sobre processos e tecnologias que caíram em desuso, procurando reconstruir e reconduzi-las através da investigação em arte. Materializada por uma equipa multidisciplinar, inscreve-se em diferentes áreas de atuação, desde a gravura à escultura passando pela pintura, cerâmica, vidro, têxtil, e ilustração, atuando ainda com áreas como a botânica, a química, a engenharia e a arquitetura, entre outras.

O desenvolvimento de atividades pela equipa do Projeto GroundLAB em Valongo teve início na 2ª Bienal de Ardósia de Valongo, em 2021, com a realização de duas tipologias de esidência de pesquisa: Residências Artísticas GroundLAB, e Residências Tecnológicas GroundLAB (https://bienalardosiavalongo.pt/residencias), de que resultou um conjunto de atividades e dados de natureza prática, tecnológica, metodológica e conceptual.

No âmbito das Residências Tecnológicas realizou-se uma pesquisa em torno da extração de pigmentos a partir da pedra da ardósia e sua aplicação sobre papel, desenvolvida por Graciela Machado e Marta Bełkot. O estudo sobre a região de Valongo permitiu, posteriormente, estender o número de pigmentos para além da ardósia, a sua aplicação sobre outros suportes segundo diferentes propósitos, como possibilitou avaliar aplicações experimentais e, consequentemente, inovadoras no seio das pesquisas realizadas pela equipa do Projeto GroundLAB. Esta expansão resulta ainda do desenvolvimento da pesquisa no âmbito do Projeto SHS (Soil health surrounding former mining areas: characterization, risk analysis, and intervention NORTE-01-0145-FEDER-000056)1, um projeto que envolve diversos centros de investigação nacionais e que se centra no estudo de áreas de mineração no território do Anticlinal de Valongo, e de que Graciela Machado e Domingos Loureiro são membros investigadores. No seio da pesquisa coordenada por Graciela Machado, foram testados vários tipos de minerais e de metais, recolhidos deste contexto, que contribuíram para o alargamento do número de materiais testado, assim como, o estudo da sua integração na produção de casos extremos de papéis de superfície preparada: de papéis preparados com cor à papirografia a potencial de uso e aplicação como papéis de transporte.

A expansão do número de pigmentos e das tipologias de suportes possibilita incitar um diálogo entre a reconstrução de técnicas da produção de papéis preparados e a arte contemporânea, sobretudo nos campos do desenho e da gravura. Assim, este trabalho compreende uma revisão histórica de processos aplicados ao desenho, na impressão litográfica e suporte da impressão fotomecânica. Assim, apresentamos uma cronologia das reconstruções técnicas concretizadas, desde os papéis para transporte de imagens, produções de papéis preparados e suas variantes fotosensíveis, bem como a sua aplicação no contexto das artes plásticas atuais.

Uma parte da exposição reúne ainda trabalhos desenvolvidos no âmbito de projetos de investigação artística dedicados à aplicação da imagem sobre pedra de ardósia e vidro, para os quais , a metodologia aplicada corresponde a problemas e desafios da investigação artística e da Arte contemporânea em idênticos moldes. Pretende também esta exposição analisar o modo como a função, as intenções, e a capacidade de entendimento das tecnologias abordadas coloca os artistas em diferentes papéis.

Os materiais apresentados mostram o seu potencial nas Artes Plásticas, explorados pela abordagem individual de cada um dos investigadores que faz parte da equipa do Projeto GroundLAB.

Neste sentido, o território de Valongo que se assume como matéria para a investigação, torna-se essencial como espaço para acolher a exposição dos resultados práticos.

Antonio Regis da Silva
Domingos Loureiro

Graciela Machado

Sobre

Reserva Tecnológica é uma publicação períodica, lançada após uma exposição organizada pelo grupo Pure Print Archelogy (i2ADS/FBAUP). Reserva Tecnológica publica fichas técnicas expandidas, preparadas especificamente para acompanharem os objetos em exposições organizadas pelo PPA. As fichas técnicas expandidas são habitualmente constituídas por um texto e por ilustrações de carácter instrutório, produzidas pelos artistas e investigadores. Reserva Tecnológica publica as fichas técnicas na língua originalmente redigida para o contexto da exposições apresentadas. Na mesma publicação as fichas técnicas poderão surgir com diferentes traduções. Reserva Tecnológica não pretende ser um catálogo mas um objeto editorial autónomo, que dá a comunicar a um público abrangente e não especializado, a produção e a investigação do PPA.

Explore outros números