catálogo

D’après

Um livro síntese que procura expôr a consciência material sobre os arquivos observados e uma cidade em mudança.

  • Edição
  • Graciela Machado
  • Ano
  • 2017

Publicação enquadrada no projeto D’après Abel Salazar.

Iniciado em setembro de 2016, o projeto D’après Abel Salazar: arqueologia, verificação, projeção, uma colaboração entre a Casa-Museu Abel Salazar (CMAS) e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), através do seu Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão (MDTI), teve por objeto de estudo a análise das técnicas de gravura usadas por Abel Salazar.

A publicação D’après Abel Salazar, define o porquê de se continuarem a fazer publicações experimentais na FBAUP. Um livro síntese que procura expôr a consciência material sobre os arquivos observados e uma cidade em mudança. O papel usado foi recolhido em resmas adquiridas a gráficas a fechar, papelaria em liquidação, mercearias a resistirem nos embrulhos fechados a baraço, em armazenista da baixa do Porto. Na publicação os papéis como as tecnologias de impressão- Riso, Tipografia- usam-se de acordo com a disponibilidade.

Para o catálogo desenvolveu-se um projeto editorial com a colaboração de estudante do mestrado em MDGPE. O mesmo, a par de reunir textos, testou uma releitura da obra de Abel Salazar a partir das escolhas de papéis e sistemas de encadernação com parceria com pequena empresa do Porto, e foram ainda incluídos contributos autorais dos artistas participantes, incluindo a equipa técnica. Cada artista dispôs de um encarte de formato irregular e papel selecionado para fornecer uma abordagem à diversidade de papéis correntes existentes no mercado portuense.