Projeto de investigação | FCT/PeX
Produção Artística, Processos e Estudos TecnológicosO projecto de investigação WOMENPHOT.PT pretende contribuir para os estudos visuais e de género, analisando a prática de mulheres fotógrafas em Portugal na segunda metade do século XIX e início do século XX.
Apesar do particular relacionamento que tiveram com a prática fotográfica desde a sua invenção, é recente o seu reconhecimento por parte da historiografia especializada. A partir da década de 1850, tanto fotógrafas profissionais como amadoras criaram estúdios fotográficos em nome próprio, foram contratadas para executar distintas tarefas técnicas nos laboratórios fotográficos ou usaram a fotografia como instrumento de auto-representação.
Na última década, e em sintonia com o panorama internacional, também em Portugal se começa a rever o papel da mulher nas práticas fotográficas deste período analisando a contingência que pautou a sua produção.
Efectivamente, a maior dificuldade na prossecução deste levantamento reside na identificação e localização de fotografias que tenham sobrevivido ao tempo e às quais se possa certificar uma autoria. A sua dispersão por diversos arquivos públicos e colecções privadas tem dificultado o estudo e uma revisão historiográfica mais abrangente. Além disso, representa um desafio para alcançar o reconhecimento nacional e internacional e a respectiva disseminação do seu trabalho fotográfico.
Respondendo a esta questão, o projecto visa documentar e dar visibilidade às contribuições e à produção fotográfica de mulheres fotógrafas em Portugal durante a segunda metade do século XIX e início do século XX, centrando-se em duas linhas complementares.
A primeira, que dá seguimento ao levantamento já iniciado de mulheres fotógrafas profissionais e amadoras que exerceram a sua actividade em Portugal, através da criação de uma base de dados e da sua posterior publicação numa plataforma digital de acesso público, garantindo efectiva acessibilidade e disseminação dos resultados da pesquisa. A base de dados abrange a identificação e catalogação de fotografias em álbuns e periódicos, participação em exposições, caracterização das suas actividades profissionais e reconhecimento público na crítica da época. Permitirá ainda ampliar o envolvimento e a compreensão deste importante património visual, encorajando e promovendo futuras pesquisas sobre o assunto.
A segunda, visa analisar e expor o trabalho fotográfico de uma selecção específica deste corpus em dois museus de reconhecido mérito – o Museu do Porto e o Museu Nacional de Arte Contemporânea-Chiado. O projecto enfatiza o formato de exposição como meio para estudar e conservar material fotográfico e revelar o trabalho inédito de três fotógrafas portuguesas — Maria C. L. Magalhães, Margarida Relvas e Mariana Relvas. A par das fotografias, documenta-se a sua participação em exposições nacionais e internacionais e a colaboração em álbuns e periódicos do seu tempo. A exposição permitirá um envolvimento directo com o público, fomentando uma compreensão da importância histórica e cultural do seu trabalho fotográfico, contribuindo para uma narrativa mais ampla dos cenários sociopolíticos dos séculos XIX e XX em Portugal.
A investigação arquivística, já em curso, pretende identificar fotografias e demais documentação sobre o trabalho de mulheres fotógrafas, iniciar esforços de preservação e explorar o formato de uma exposição pública das imagens. Além disso, visa realizar uma análise comparativa das suas experiências com o contexto internacional durante o mesmo período, identificando semelhanças, diferenças e potenciais influências. A proposta de organizar um congresso internacional ampliará a discussão e os resultados do projecto, fomentando o diálogo com iniciativas similares já desenvolvidas noutros países.
A pesquisa será conduzida através da consulta e acesso de colecções em instituições como o Arquivo Histórico da Casa dos Patudos, Casa Estúdio Carlos Relvas, Biblioteca Nacional, Centro Português de Fotografia e o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Chiado, entre outros. Além disso, colecções privadas foram já identificadas e contactadas, abrangendo a maioria do material existente (fotografias e documentos) sobre o tema em estudo.
Em síntese, o projecto visa a inscrição de autoras pouco reconhecidas ou esquecidas da história da fotografia, repensando os enunciados que melhor contextualizam o modo como foram centrais para irromper com a hegemonia masculina da profissão e contribuir para a emancipação da mulher na sociedade do final do século XIX e início do século XX. A pesquisa aprofundará as suas escolhas temáticas e artísticas, e examinará as suas perspectivas e contribuições não apenas na prática fotográfica em Portugal mas também na influência que tiveram nas estruturas profissionais, nas normas de género e na própria esfera social que as envolvia. Nesse sentido, está alinhado com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030, especificamente o ODS 5: Igualdade de Género.
Instituições envolvidas
Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS), FBAUP — Líder
Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado
Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Instituto de História da Arte
Universidade de Lisboa (UL) – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Investigadora responsável
Susana Lourenço Marques
Equipa
Ana Cristina Rodrigues Pereira, Emília Tavares, Filipa Lowndes Vicente, Lucia Almeida Matos, Mário Moura, Susana S Martins