WomenPhot.PT

O Que Elas Viram/O Que Nós Vemos, Mulheres Fotógrafas em Portugal 1860-1920

Projeto semente | i2ADS

Produção Artística, Processos e Estudos Tecnológicos
  • Referência
  • i2ADS.2024.WomenPhot.PT
  • Período
  • 01.09.2024 — 31.08.2027

O projecto de investigação WOMENPHOT.PT pretende contribuir para os estudos visuais e de género, analisando a prática de mulheres fotógrafas em Portugal na segunda metade do século XIX e início do século XX. Apesar do particular relacionamento que tiveram com a prática fotográfica desde a sua invenção, é recente o seu reconhecimento por parte da historiografia especializada. A partir da década de 1850, tanto fotógrafas profissionais como amadoras criaram estúdios fotográficos em nome próprio, foram contratadas para executar distintas tarefas técnicas nos laboratórios fotográficos ou usaram a fotografia como instrumento de auto-representação. Na última década, e em sintonia com o panorama internacional, também em Portugal se começa a rever o papel da mulher nas práticas fotográficas deste período analisando a contingência que pautou a sua produção. Efectivamente, a maior dificuldade na prossecução deste levantamento reside na identificação e localização de fotografias que tenham sobrevivido ao tempo e às quais se possa certificar uma autoria. A sua dispersão por diversos arquivos públicos e colecções privadas tem dificultado o estudo e uma revisão historiográfica mais abrangente. Além disso, representa um desafio para alcançar o reconhecimento nacional e internacional e a respectiva disseminação do seu trabalho fotográfico. Respondendo a esta questão, o projecto visa documentar e dar visibilidade às contribuições e à produção fotográfica de mulheres fotógrafas em Portugal durante a segunda metade do século XIX e início do século XX, centrando-se em duas linhas complementares. A primeira, que segue o levantamento já iniciado de mulheres fotógrafas profissionais e amadoras que exerceram a sua actividade em Portugal, através da criação de uma base de dados e da sua publicação numa plataforma digital de acesso público, garantindo efectiva acessibilidade e disseminação dos resultados da pesquisa. A segunda linha visa analisar e expor o trabalho fotográfico de uma selecção específica deste corpus. O projecto enfatiza o formato de exposição como meio para estudar e conservar material fotográfico e revelar o trabalho inédito de três fotógrafas portuguesas. A par das fotografias, documenta-se a sua participação em exposições nacionais e internacionais e a colaboração em álbuns e periódicos do seu tempo. A exposição histórica e cultural do seu trabalho fotográfico, contribuindo para uma narrativa mais ampla dos cenários sociopolíticos dos séculos XIX e XX em Portugal. A investigação arquivística, já em curso, pretende identificar fotografias e demais documentação sobre o trabalho de mulheres fotógrafas, iniciar esforços de preservação e explorar o formato de uma exposição pública das imagens. Além disso, visa realizar uma análise comparativa das suas experiências com o contexto internacional durante o mesmo período, identificando semelhanças, diferenças e potenciais influências. A proposta de organizar um congresso internacional ampliará a discussão e os resultados do projecto, fomentando o diálogo com iniciativas similares já desenvolvidas noutros países. Em síntese, o projecto visa a inscrição de autoras pouco reconhecidas ou esquecidas da história da fotografia, repensando os enunciados que melhor contextualizam o modo como foram centrais para irromper com a hegemonia masculina da profissão e contribuir para a emancipação da mulher na sociedade do final do século XIX e início do século XX. A pesquisa aprofundará as suas escolhas temáticas e artísticas, e examinará as suas perspectivas e contribuições não apenas na prática fotográfica em Portugal mas também na influência que tiveram nas estruturas profissionais, nas normas de género e na própria esfera social que as envolvia.

Palavras-chave: Estudos de género, História da Fotografia, Estudos Visuais, Imagem.

  • Instituições envolvidas
    Museu Nacional de Arte Contemporânea – Chiado

  • Investigadora responsável
    Susana Lourenço Marques

  • Equipa
    Lúcia Almeida Matos (IHA.FCSH.NOVA), Ana Pereira (i2ADS), Mário Moura (i2ADS), Luís Pinto Nunes (i2ADS), Susana S. Martins (IHA.FCSH.NOVA), Emília Tavares (MNAC-CHIADO), Filipa Vicente (ICS).