Projeto semente | i2ADS
Produção Artística, Processos e Estudos TecnológicosO projeto nasce da consciência da perda imaterial de conhecimento sobre o fazer. Diversas tecnologias, ferramentas e processos, têm sido votados ao abandono e esquecimento, por vezes definitivo, assente numa visão de velocidade e progressão tecnológica que suprime o conhecimento anterior. Assenta, ainda, na condição que a investigação e prática artísticas são território favorável para a introdução ou reintrodução tecnológica, como ferramenta que pode potenciar recuperação e eventualmente inovação no uso, aplicação e interpretação.
O território será a base do laboratório, como espaço de introdução primordial das matérias, mas também dos procedimentos técnicos e simbólicos que lhe estão associados. O projeto compreende ainda uma dupla condição: o envolvimento de equipas de investigação transdiciplinares e de diferentes graus, e a relação contínua entre a pesquisa, reconstrução e implementação pela arte, como princípios geradores de uma recolha, reconstrução, recondução e aplicação de tecnologias, ferramentas, procedimentos ou matérias.
Desta forma, o Ground LAB centra-se no desenvolvimento de pesquisas em diferentes áreas de atuação, desde a gravura, à escultura, à pintura, à cerâmica, ao vidro, ao têxtil, e, à ilustração, atuando ainda com áreas como a botânica, a química, a engenharia, a arquitetura, entre outras.
A equipa será composta por investigadores de diferentes ciclos dividindo-se em grupos de investigação que trabalham a partir de propostas concretas, iniciando com um processo de arqueologia tecnológica, reconduzindo-a posteriormente para usos poéticos e artísticos em áreas distintas daqueles de onde se extraem, promovendo novas perspetivas, implicações práticas e recondução de saber fazer.
Ground LAB assume a importância do saber fazer como território central da prática artística, envolvendo e promovendo o conhecimento pela experimentação laboratorial. Simultanemante potencia a revisitação de um conhecimento que se vai perdendo, registando-o e testando-o como forma de conhecimento teórico e empírico, em contextos transdiscilinares e e intergeracionais.
O projeto pretende albergar investigações financiadas ou não pela FCT ou similares, bem como acolher propostas individuais ou de coletividades que se enquadrem nos propósitos do projeto.
Investigador responsável
Domingos Loureiro
Co-investigadora responsável
Graciela Machado
Equipa
Andreia Pereira, António Regis, Cassandra Pereira, Catarina Marques Cruz, Cláudia Alves, Francisco Laranjo, Isabel Quaresma, Joana Rego, João Miguel Ramos, Júlio Dolbeth, Luís Fortunato Lima, Norberto Jorge, Rui Vitorino Santos, Sofia Torres, Susana Piteira, Teresa Almeida
Bolseiros/as
David Lopes (i2ADS/Bolseiro FCT), Ivan Postiga (i2ADS/Bolseiro FCT), Maria Regina Ramos (i2ADS/Vicarte/Bolseira FCT), Marta Belkot (i2ADS/Bolseira FCT), Sabina Couto (i2ADS/Bolseira FCT)