Projeto de investigação | FCT/PeX
Educação Artística, Crítica e SociedadeA criatividade é vista como parte da natureza da criança, tornando-se uma questão de potencial a ser atualizado, ou não, pela educação. CREAT_ED busca compreender historicamente como a ideia da criança como sujeito criativo se tornou um ponto quase inquestionável na educação. Para se tornar uma meta educacional, a criatividade teve que emergir como um problema e ansiedade na educação. A fabricação da criança criativa vem acompanhada da esperança de um futuro melhor, mas também do medo do cidadão que não se enquadra nessa categoria. CREAT_ED parte do trabalho que temos vindo a desenvolver como crítica à instrumentalização da criatividade no campo educativo português, espelhando directivas internacionais.
Palavras-chave: história do presente; criança criativa; criatividade; educação artística.
Instituições envolvidas
Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS), FBAUP
Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), FPCEUP
Investigadora responsável
Catarina Martins
Co-investigadora responsável
Catarina Almeida
Equipa
Pedro Ferreira (CIIE/FPCEUP), Tiago Assis (i2ADS/FBAUP)
Bolseiras
Melina Scheuermann (i2ADS/Bolseira FCT), Raquel Boavista (i2ADS/Bolseira FCT)
Livro editado
Cat Martins (Ed.). (2023). The Historicization of the Creative Child in Education. i2ADS Edições.