art_ed archive

Para a Construção de um Arquivo de Práticas de Educação Artística. Como Praticar os Arquivos?

Projeto semente | i2ADS

Educação Artística, Crítica e Sociedade
  • Referência
  • i2ADS-2023-art_ed-archive
  • Período
  • 23.03.2023 — 22.10.2028
A imagem que representa o art_ed é um desenho de três figuras não genderizadas que caminham sobre uma linha na busca de equilíbrio. Nas mãos têm uma vara que seguram com as duas mãos, à horizontal, e que utilizam como instrumento para se equilibrarem. O desenho é a preto e branco, contendo cor amarela apenas na camisola das figuras e numa mancha abstracta na parte inferior do desenho. Contém, ainda, abaixo da linha sobre a qual as figuras caminham, o seguinte texto: THE ART ED FUNAMBULIST, numa conjugação de letras maiúsculas e minúsculas.

Art_ed archive (art_ed) é um projeto que emerge do LabEA – Laboratório de Investigação em EducaçãoArtística. art_ed propõe a construção de um arquivo de práticas de educação artística, entre os eixos do experimental e do histórico. A sua constituição parte de um posicionamento decolonial que discute as hegemonias do Arquivo e as suas constituições Imperiais: quem e o que se acede no arquivo, quem e o que entra no arquivo; quem e o que fica à porta do arquivo?

Pretende constituir-se com corpus provenientes de diferentes campos práticos de educação artística. Esta inscrição é realizada como reativação crítica de proposições e materialidades, procurando modos de refazer e desfazer como treinos para desaprender.

Como praticar os arquivos?
Eis a questão sobre a qual gira esta construção ‘com’ e ‘contra’ o Arquivo. Para tal, é necessário que as inscrições de práticas de educação artística sejam reativadas, através de um corpo em construção de modos de feedback crítico e dinâmico, não violento. Assim, é necessário reflectir a partir de um conhecimento situado, olhar não apenas para as materialidade, mas para quem as produziu/produz e procurar desfazer a reprodução da matriz colonialidade/modernidade.

O projeto concretiza-se em diferentes frentes de operacionalização:
_Treinos em grupos de pesquisa colaborativa para identificação e reativação de corpus de materialidades, proposições e figuras.
_Oficinas e Seminários nacionais e internacionais que integram valências performativas do cruzamento entre as práticas de educação artística no campo das artes performativas e visuais, em formatos diferenciados e tendo em conta o alcance territorial e potencial concreto junto de diferentes comunidades educativas.
_Edições de materiais e proposições de intervenção educativa anti-discriminatória na sua revisão crítica.
_Reedição crítica de proposições e de materiais educativos. Construção de plataforma digital, acessível e democrática, tendo em conta os marcadores de acessibilidade, seguindo a legislação e recomendações nacionais e internacionais.
_Colaboração com outras instituições, grupos e coletivos envolvidos em causas, lutas, atividades que se cruzam com o programa deste arquivo.

O art_ed constitui-se como ferramenta de disseminação do imaterial, do relacional, do presencial e do político nas práticas de educação artística.

  • Investigadorie responsável
    Cat Martins

  • Co-investigadora responsável
    Catarina Almeida

  • Equipa
    Amanda Midori (i2ADS/FBAUP), Inês Vicente (ESMAE-P.Porto), Samuel Guimarães (Museu do Douro/ i2ADS), Tiago Assis (i2ADS/FBAUP)