Valentina Loureiro Pereira
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
investigadora colaboradora
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
investigadora colaboradora
Valentina Loureiro Pereira (1991) é doutoranda em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), investigadora integrada não doutorada no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) e bolseira de doutoramento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (Referência de Bolsa: SFRH/BD/129123/2017). Licenciada em Artes Visuais e Tecnologias Artísticas (2014) pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP) e Mestre em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (2016) pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e pela FBAUP.
Título da tese
Práticas Artísticas Contemporâneas no 1.º Ciclo do Ensino Básico: desafios, abordagens e potencialidades
Referência FCT
SFRH/BD/129123/2017
Resumo
“Práticas Artísticas Contemporâneas no 1.º Ciclo do Ensino Básico: desafios, abordagens e potencialidades” documenta uma investigação qualitativa e de raiz etnográfica, que apresenta uma genealogia possível da Educação Artística, em Portugal. Este trabalho pretende desconstruir os discursos que, na atualidade, apontam para a importância das artes na educação, nomeadamente no que toca ao incentivo que tem sido dado à realização de parcerias entre artistas e escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º C.E.B.). A tese é inaugurada com um momento de carácter histórico que serve de antecâmera para um segundo momento, de carácter mais experimental, no qual se inclui o trabalho de campo, conseguido através da implementação de um projeto-piloto, no município de Felgueiras. Na primeira parte, a investigação ocupa-se de perceber a história das parcerias entre artistas e escolas, através de consulta da literatura encarregue de estudar o tema. Além dessa consulta bibliográfica, são descritas várias visitas que se realizaram a escolas que atualmente adotam modelos alternativos de ensino-aprendizagem, baseados em parcerias entre artistas, professores e estudantes, e cujo trabalho assenta em práticas de colaboração, co-criação e residências artísticas. Na segunda parte, a investigação centra-se na descrição e análise da implementação de um projeto-piloto denominado LabEA-Felgueiras, em cinco escolas do 1.º C.E.B. do Município de Felgueiras. O LabEA-Felgueiras trata-se de um projeto no qual artistas/educadores/investigadores trabalharam em proximidade com estudantes e professores primários na disciplina de Expressões Artísticas e Físico-Motoras, oferecendo, simultaneamente, formação acreditada aos professores envolvidos.
Orientação
Catarina Martins
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