Tiago Pinho

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

investigador colaborador

Completed the Mestrado in Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário in 2014/06/30 by Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação and Licenciatura in Artes Plásticas in 2011/07/21 by Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes. Organized 1 event(s). Participated in 3 event(s). Works in the area(s) of Humanities with emphasis on Arts with emphasis on Arts, Social Sciences with emphasis on Media and Communications with emphasis on Information Science and Social Sciences with emphasis on Educational Sciences. In their professional activities interacted with 1 collaborator(s) co-authorship of scientific papers.

 

Título da tese
Bioimages na Educação Artística: Ação-Investigação sobre a produção de imagens e seus dispositivos a partir de processos sustentáveis

Referência FCT
SFRH/BD/145282/2019

Resumo
O projecto pedagógico e de investigação “Bioimages” centra-se na pesquisa de processos alternativos sustentáveis e biodegradáveis na revelação de película e papel fotossensível usada em Fotografia. Como também na aplicabilidade desses processos nas diversas práticas pedagógicas do Ensino Artístico. Paralelamente ao processo de revelação, pretende-se alargar os princípios de sustentabilidade para o máximo de dispositivos que envolvam a produção de imagens. Neste sentido, procura-se produzir, a partir da tecnologia de impressão 3D e com materiais biodegradáveis, dispositivos que vão desde a captura à impressão das imagens, aos quais chamamos de “ecobjects” (ex.: câmaras pinhole; vasos para plantas; tanques de revelação, tanques de fixação, etc.). O projeto Bioimages focar-se-á sobretudo sobre processos e tecnologias sustentáveis e inovadoras. Pretende promover uma redução drástica da utilização de química tóxica, presente nos métodos comummente utilizados nos laboratórios de fotografia convencionais. Paralelamente o projeto permite uma reflexão e crítica ao Design, promovendo um desenvolvimento e construção de objetos a partir do princípio de circularidade sustentável. Desta forma, o projeto procura um cruzamento entre arte, ciência, tecnologia e educação artística em prol de uma busca por novos métodos sustentáveis que se possam traduzir em novas formas de pedagogia.

Orientação
Tiago Assis

 

Mais info