Tatiana Móes
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Tatiana Móes é doutoranda em Artes Plástica na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, é bolseira FCT e investigadora integrada não-doutorada no i2ADS/FBAUP. Mestra em Desenho e Técnicas de Impressão pela referida faculdade, onde recebeu o Certificado de Mérito por sua excelência académica. Tem extensa participação em exposições coletivas tanto nacional como internacionalmente, destacando-se sua individual, Seven Lionesses & Other humans (Berlin, 2018) e Cataclismo (Recife, 2019). Seu projecto “Animais e Outros Humanos”, ensaia uma montagem mutável que orienta-se pela arquitetura do espaço expográfico; foi assim apresentado na Casa das Artes (2016), Lugar do Desenho-Fundação Júlio Resende (2017) e na XVI Mostra d’Art Contemporani, Girona, (2021). Sua série Olho de Peixe é selecionada para integrar o projeto, “A Beleza da Lagoa é sempre alguém”, resultando numa publicação, Propágulo 8.1, e numa exposição realizada na Galeria Janete Costa, (Recife 2022). É co-fundadora do AL859, um Art Space onde se promove ações com foco na produção independente e jovem da cidade do Porto. Seus interesses perpassam os temas da alteridade e identidade sob a perspectiva de uma crítica decolonial. Sua actual pesquisa na área de artes visuais se propõe a refletir sobre o Desenho enquanto ferramenta/técnica/linguagem de investigação sobre a maternidade em diáspora, em parceria com mulheres oriundas de ex-colônias portuguesas.
Título da tese
Identidades fluídas. Uma investigação em Desenho sobre a identidade de mulheres imigrantes em Portugal
Referência FCT
2023.01851.BD
Resumo
A investigação prevê acionar, por um abordagem do poético e do operativo da prática do Desenho, uma concepção artística em torno da (re)construção da identidade em mulheres imigrantes residentes em Portugal, a partir de suas vivências ambíguas nos quesitos da territorialidade, cultura e sociedade. O arcabouço conceitual é, assim, voltado às questões de género situadas num movimento migratório e daquilo que cinge a memória em relação à imagem, e seus complexos jogos de representação. Visa articular um eixo entre Desenho, enquanto poética indissociável do tecido político e social de seu tempo histórico, agente e causador de mudanças e da problemática da imigração feminina em Portugal, contribuindo para um estudo sobre seus movimentos migratórios e integração destas mulheres à sociedade portuguesa.
Orientação
Paulo Luís Almeida
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