Maria Catarina Silva
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
bolseira FCT // estudante de doutoramento
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
bolseira FCT // estudante de doutoramento
Maria Catarina Silva (Gaia, 1992) é estagiária de investigação no projecto DRAWinU – Desenhar entre Fronteiras na Universidade: Aprendizagem, Investigação e Comunicação pelo Desenho na Universidade (PTDC/ART-OUT/3560/2021) financiado pela FCT. Actualmente estuda as formas das plantas e desenvolve trabalho no arquivo do Herbário do Museu de Ciência e História Natural da Universidade do Porto. Em 2017 concluiu o Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão na FBAUP, com o relatório de projecto Deambulação entre o Indefinido e a Maravilha: Uma exploração dos limites da percepção, no Desenho e na Gravura orientado pelos Professores Graciela Machado e Philip Cabau. É licenciada em Escultura (FBAUP, 2014).
Título da tese
Tudo é folha: A metamorfose das plantas na colecção do Herbário do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto – uma investigação em Desenho
Referência FCT
2024.00514.BD
Resumo
Fazer visível o mundo vegetal pode transformar a percepção do estar-no-mundo. Pretende-se estudar a colecção do Herbário do MHNC-UP equacionando, pelo desenho, o contributo das imagens técnicas e procedimentos da ciência botânica para pensar as considerações de Goethe sobre morfologia das plantas. O projecto desenvolver-se-á também com desenho do natural, explorando as características de cada contexto, relacionando a representação científica com o pensamento divergente da prática artística. Esta abordagem procura aproximar-se do modo-de-ser das plantas e examinar a pertinência de desenhar para aprofundar a percepção visual. A identificação de padrões de repetição e diferença permitirá a especulação gráfica da hipótese goetheana onde a folha é elemento generativo de todas as transformações da planta, e a aproximação a formas-matriz que contém já, em potência, novas hipóteses botânicas. Estudar criticamente um arquivo organizado pelo esforço de categorização e sistematização poderá contribuir para a discussão das noções de unidade e multiplicidade de Goethe.
Orientação
Paulo Luís Almeida (orientação) e Cristiana Costa Vieira (co-orientação)
Mais info