Lais Andrade

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Lais Rabello de Andrade é uma investigadora nas áreas de História das Exposições, Teoria e Crítica da Arte Contemporânea. Atualmente, encontra-se a desenvolver um projeto de doutoramento em Educação Artística na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP), acolhido pelo i2ADS, com apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Investigadora colaboradora do projeto Extreme Sites, acolhido pelo Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA) na Escola Superior Artística do Porto (ESAP). Mestre em Estudos de Arte: Teoria e Crítica da Arte (FBAUP). Especialistas em Arte: Crítica e Curadoria pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (COGEAE, PUC-SP). Bacharel em Filosofia (PUC-SP). Bacharel em Educação Artística: com habilitação em Artes Visuais pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP, São Paulo).

 

Título da tese
Intersecções Estéticas em Direitos Humanos: Diálogos entre Práticas Artísticas e Projetos Educacionais em contexto expositivo

Referência FCT
2023.03235.BD

Resumo
Intersecções Estéticas em direitos humanos: diálogos entre práticas curatoriais e projetos educativos em contexto expositivo é uma pesquisa inserida no contexto da História das Exposições e da Teoria da Arte. Procura compreender as relações entre ética, direitos humanos e arte contemporânea a partir de objetos estético- investigativos (Füller & Weizman, 2021) em contexto expositivo. Considera-os enquanto identidades interseccionadas: unos em si mesmos e, também, enquanto documentos do projeto curatorial (Groys, 2018). A pesquisa tem a metodologia das ciências sociais e humanas aplicadas às práticas artísticas e curatoriais contemporâneas. Trabalha com recolhas de dados primários de quatro Estudos de Caso e com dados secundários, o Estado da Arte. Por partir da premissa que as exposições de arte são formas de produção do conhecimento e da educação para os direitos humanos, os Estudos de Caso, articulados pelo Estado da Arte, serão publicados ao longo do projecto em revistas especializadas enquanto recensão crítica.

Orientação
Inês Moreira (orientação) e Tiago Assis (co-orientação)

 

Mais info