José Oliveira
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Licenciou-se pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Artes Plásticas-Pintura, pela mesma faculdade realizou o Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas. É co-fundador da Galeria Painel, co-fundador e membro do colectivo Rua do Sol sediado no Porto, membro da direcção do CCOP, onde foi responsável pela área cultural entre 2016 e 2023. Durante o mesmo período, juntamente com Francisco Babo e Joana Ribeiro, criou e geriu o Café CCOP café e espaço cultural na cidade do Porto Juntamente com Rick Lins fundou e dirige o Cabaré Brutal. No seu trabalho artístico tem vindo a desenvolver propostas que abordam questões relacionadas com o mundo laboral, nos trabalhos mais recentes tem vindo a questionar o conceito de produção artística e da sua valorização. Nasceu em Braga, em 1986, vive e trabalha entre a cidade do Porto e Bregenz.
Título da tese
AINDA TRABALHAMOS? Sustentabilidade e autonomia da criação artística nos circuitos de produção e apresentação independentes
Referência FCT
2024.00675.BD
Resumo
A indefinição laboral inerente à natureza da prática artística, na relação entre Arte e Trabalho, surge na sua produção através do balancear entre a sua autonomia e viabilidade económica, sentida especialmente em contextos independentes, geralmente precários. O presente projeto, pretende explorar o conceito de trabalho, a sua relação com o fazer artístico e a produção e programação artística independente, pela sua procura de autonomia, auto-subsistência, trabalho em rede, criação de comunidades e resistência a práticas institucionais. Tem como objetivo problematizar as (im)possibilidades de desenvolver uma prática artística e de programação independente menos precarizada, mantendo ativo o papel social da arte em detrimento da acumulação de valor mercantil. Será uma investigação teórico prática, utilizará uma metodologia project-based research, através de um espaço de criação comunitário, de partilha e reflexão, para desenvolver um corpo de trabalho passível de ser implementado na prática em dois espaços independentes, na sua produção artística e programação.
Orientação
João Sousa Cardoso (orientação) e Miguel Leal (co-orientação)
Mais info