Constança Araújo Amador
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
estudante de doutoramento // bolseira FCT
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
estudante de doutoramento // bolseira FCT
Constança Araújo Amador / aConstança (Porto, Portugal), doutoranda em artes plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), mestre em ilustração e animação, pós-graduada em gestão cultural e licenciada em artes plásticas – pintura, pela FBAUP. Frequentou a Akademie Výtvarných Umění v Praze (AVU), em Praga, República Checa. Desenvolve a sua prática artística, entre o desenho e a pintura, na ilustração de poesia portuguesa dos séculos XX e XXI e da sua relação com a Natureza, tendo obra publicada em livros, jornais e revistas e participando regularmente em exposições individuais e coletivas. Leciona no ensino superior politécnico e é formadora em ilustração na FBAUP. Coordenou projetos educativos, tais como: Porto/Post/Doc; Curtas Vila do Conde; Solar – Galeria de Arte Cinemática e ANIMAR. Colabora há mais de 10 anos, na área do serviço educativo, como arte-educadora, em museus e instituições como: o Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, no Porto, o Centro de Arte da Oliva, em São João da Madeira e a Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão. Colabora pontualmente com a Cão Danado e a talkie-walkie. Foi diretora de ilustração do Jornal Universitário do Porto (JUP) e tem comissariado ciclos de exposição de ilustração em diversas organizações e instituições, tais como: a Bienal da Maia, o Espaço Porto Cruz e o Auditório da Academia de Música de Espinho. É atualmente bolseira de doutoramento pela FCT.
Título da tese
Traduzibilidade e transcriação imagética, na ilustração de poesia de poetas portuguesas
Referência FCT
2021.06190.BD
Resumo
Traduzibilidade e transcriação imagética na ilustração de poesia de poetas portuguesas, dá título a uma investigação com trabalho exploratório. Situa a ilustração no hiato de uma relação, que se pretende estabelecer entre os mecanismos e processos de criação, na tradução e interpretação visual da poesia. Pretende-se investigar o trabalho poético de: Sophia de Mello Breyner Andresen, Fiama Hasse Pais Brandão, Ana Luísa Amaral e Adília Lopes, não pelo paradigma da literatura comparada, mas como motor impulsionador para a criação artística, na ilustração de poesia. Esta abordagem pretende explorar as relações e o questionamento contemporâneo das propostas artísticas selecionadas, onde a produção da ilustração e a leitura do poema se aproximam no que têm em comum e se afastam nas suas especificidades – a poesia como um impulso, e a prática e teoria da ilustração como hipótese na traduzibilidade e alteridade imagética dos sentidos do texto poético.
Orientação
Rui Vitorino Santos (orientação) e Joana Matos Frias (co-orientação)
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