Bárbara Carmo
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
investigadora colaboradora
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
investigadora colaboradora
Bárbara Pontes do Carmo. Concluiu o(a) Mestrado integrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário em 2017/07/14 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Mestrado integrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário em 2017/07/14 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e Licenciatura em Artes Plásticas em 2015/07/14 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes. É Professor do ensino básico e secundário no(a) Instituição de Ensino Particular – ASDPESO – Colégio João Paulo II. Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens.
Título da tese
O fazer artístico no ensino básico: Das (im)possibilidades das práticas colaborativas e construção de memórias a partir do artístico
Referência FCT
2020.09732.BD
Resumo
A investigação visa compreender tensões do fazer artístico na escola, a partir do espaço de oferta curricular de complemento à Educação Artística no ensino básico (Dec. Lei 55/2018). Dadas as consequências de uma prática de uso instrumentalizado do fazer artístico no contexto escolar, prevê-se que este espaço seja pensado a partir do questionamento da sua estrutura ideológica, da sua dimensão política e institucional. Propõe-se compreender a retórica dos efeitos positivos da relação do aluno com as práticas artísticas, e o que se desvirtua no artístico com essa tentativa, jogando no risco de sedução pelas mesmas. A estes propósitos dirige-se este ímpeto de reação, que pretende compreender uma (re)estruturação dessa relação a partir da minha experiência enquanto artista plástica, sensível à investigação com base na experiência, ao posicionamento crítico em arte, e às possibilidades das práticas artísticas colaborativas para a construção de memórias e práticas desobidientes (Atkinson, 2018) no ensino básico.
Orientação
Ana Catarina Almeida (orientação) e Samuel Silva (co-orientação)
Mais info