Ana Martins

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Ana Martins (Porto, 1990) é investigadora doutoranda do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, na qualidade de bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2022.12105.BD). Frequenta o Doutoramento em Artes Plásticas da FBAUP, tendo concluído o Mestrado em Estudos de Arte – Estudos Museológicos e Curadoriais pela mesma instituição. Licenciada em Cinema pela ESTC do IPL e em Gestão do Património pela ESE do IPP. Foi investigadora no Projeto CHIC apoiando na integração de filmes de artista no Plano Nacional de Cinema, em colaboração com o Arquivo Nacional da Imagem em Movimento da Cinemateca Portuguesa, e na criação de conteúdos para o Catálogo Online de Filmes e Vídeos de Artistas Portugueses da FBAUP. Atualmente, desenvolve o seu projeto de investigação: Arte Cinemática: Instalação e Imagens em Movimento em Portugal (1990-2010), procedendo ao trabalho iniciado em O Cinema Exposto – Entre a Galeria e o Museu: Exposições de Realizadores Portugueses (2001-2020). Destaca-se a participação em conferências e a escrita de artigos publicados em revistas com revisão por pares no âmbito das imagens em movimento, mas também em publicações periódicas de arte contemporânea, como a Umbigo Magazine. Tem participado como júri na seleção de filmes experimentais em festivais de cinema nacionais e internacionais.

 

Título da tese
Arte Cinemática: Instalação e Imagens em Movimento em Portugal (1990-2010)

Referência FCT
2022.12105.BD

Resumo
A instalação tornou-se ao longo da segunda metade do século XX um dos mais prevalentes formatos das práticas artísticas contemporâneas. Na sua complexidade estabeleceu-se como uma das áreas mais híbridas da criação artística onde se encontram e diluem fronteiras entre escultura, arquitetura, vídeo e cinema, ampliando as possibilidades das práticas artísticas e alterando radicalmente a experiência do espectador. Esta investigação propõe-se contribuir para o estudo da instalação com imagens em movimento em Portugal desde 1990 até 2010, perspetivando a transferência e incorporação específica de elementos estruturais do cinema nas artes visuais, sendo expressivas as alterações nos formatos de exibição e no desenvolvimento de novas possibilidades de receção com os espectadores. Pretendemos definir temáticas referentes a esta prática na arte contemporânea, tendo como referência o contexto português, procedendo ao levantamento e à identificação de obras e artistas, difundindo os dados recolhidos através do Catálogo de Filmes e Vídeos de Artistas Portugueses.

Orientação
Andreia Magalhães (orientação)

 

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