oficina

Visualizar a Interocepção: Desenhar os Sentimentos e Sensações que Temos Dentro

Oficina centrada nas formas de visualizar experiências somáticas através do desenho.

• 27 Julho 2023
  • 10:00 AM
  • i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde / Sala C, Piso 1

O workshop colaborativo “Visualizar a Interocepção – Desenhar os sentimentos e sensações que temos dentro”, realiza-se no dia 27 de julho, no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) – Universidade do Porto.

Este workshop é orientado por Garry Barker, artista e investigador (Leeds Arts University UK), ligado ao projeto “The Observation of Perception” (i2ADS) e integra a programação do projeto DRAWinU – Drawing Across University Borders, financiado pela FCT (PTDC/ART-OUT/3560/2021) e Programa Hybrid – Interface Arte Ciência do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, i3S – Universidade do Porto. Tendo por base a dificuldade em comunicar a dor e outros estados somáticos físicos ou psicológicos, o workshop foi concebido para desenvolver formas de visualizar, através do desenho, experiências somáticas difíceis de verbalizar ou quantificar por outros meios. O workshop será orientado em língua inglesa, com tradução simultânea em caso de necessidade.

27 de julho de 2023
I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde / Sala C, Piso 1.

Organização: Manuela Lopes, Marina Vale Guedes, Michael Croft, Paulo Luís Almeida
HYBRID – Interface Arte Ciência do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde i3S
DRAWinU – Drawing Across University Borders, i2ADS
OPDRAWING – The Observation of Perception, considered through Drawing, i2ADS

Garry Barker
Artist, educator and researcher based at Leeds Arts University UK.
Garry Barker has an extensive body of work that has recently included drawn responses to the current migrant crisis and visualisations of older people’s awareness of the process of getting older. He has worked on publically commissioned art projects, as well as having a gallery based practice and is involved in several overlapping ventures including making sculpture, printmaking, ceramics, drawing, animation, publishing, and performance.
Recent research involves the visualization of interoception and somatic perception. He is currently a member of ‘The Observation of Perception, considered through drawing’, research group. hosted by the i2ADS research unit of Porto University’s Fine Art Faculty.