VIDEO DREAMS #1 — Práticas dos Imaginários

Sessão única que materializa em imagens a ambiguidade dos corpos e as mediações que os atravessam.

• 20 Abril 2022
  • 4:00 PM
  • Aula Magna da FBAUP

Nos vértices pontiagudos dos confinamentos tudo o que era vídeo, espaço e imaginário foi transferido para online: tanto a mediação da experiência generalizada, como a mediação do trabalho artístico e de investigação.

VIDEO DREAMS pretende ser um projeto contínuo, de caráter curatorial e editorial, que cresceu com a experiência das práticas videográficas em tempo de pandemia: cresceu com as várias ocupações dos ecrãs e sobretudo na transmissão das experimentações das aulas de Práticas do Vídeo e Laboratório de Vídeo da Licenciatura de Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. O que aconteceu naquele enquadramento, naquele inesperado espaço de aula, foi verdadeiramente um espaço-potência: de encontro, de produção de pensamento e de estímulo para os imaginários. E por isso, VIDEO DREAMS pretende ser um quasi-manifesto, sempre em aberto e a ser acrescentado nos seus variados programas. E agora quer dar-se a ver naquela que será a sua primeira transmissão à comunidade.

VIDEO DREAMS #1 é uma sessão única que materializa em imagens a ambiguidade dos corpos e as mediações que os atravessam. Tem a importância de remeter e convocar o encontro presencial como um lugar privilegiado de transmissão e de partilha comum. A sessão reúne filmes realizados por estudantes e é acompanhada pela dupla de artistas Mariana Caló e Francisco Queimadela, provocando o contacto direto entre a comunidade académica e artística nas práticas dos imaginários. A folha de sala e o desdobrável-manifesto são objetos que completam a sessão e foram construídos pela coletividade participante.

Quarta, 20 de abril 2022, 16h00
Aula Magna da FBAUP

16h00 |
Apresentação de VIDEO DREAMS e abertura de VIDEO DREAMS #1