seminário

Sobre os projetos de paisagens e suas representações

Ciclo de Conferências Abertas promovida pelos Departamentos de Desenho (FBAUP), Geografia (FLUP) e Engenharia Civil (FEUP) da Universidade do Porto.

  • 8 Abril 2024
  • 6:00 PM
  • Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende, Gondomar

A Universidade do Porto e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia apresentam, no âmbito da Unidade Curricular InovPed REPRESENTAÇÕES, DESENHOS E IMAGENS DO TERRITÓRIO e do projeto de investigação DRAWinU, um Ciclo de Conferências Abertas da responsabilidade dos Departamentos de:
Desenho da FBAUP, Vasco Cardoso
Geografia da FLUP, Mário Gonçalves Fernandes
Engenharia Civil da FEUP, Carlos Rodrigues

Sobre os projetos de paisagens e suas representações

Maria José Curado apresenta Teresa Portela Marques
A Arquitetura Paisagista é a arte de ordenar o espaço exterior em relação ao Homem (…), em toda a sua complexidade material e espiritual, para o qual procura encontrar a satisfação dos fins materiais, mas sem nunca esquecer os aspetos de ordem, de beleza e equilíbrio». Independentemente do que em cada geografia, em cada tempo e em cada circunstância é prioritário no ordenamento e desenho dos espaços exteriores de amenidade – o recreio, a saúde, a promoção da diversidade biológica, a beleza, o conforto e o bem-estar, a integração de estruturas, o restauro ecológico, a afirmação política, o apaziguamento social … – o seu planeamento e projeto é sempre antecedido por levantamentos e registo dos seus componentes e características biofísicas e as propostas são materializadas através de um conjunto de representações que podem ser esboços e pré-visualizações, desenhos técnicos de execução ou imagens destinadas a comunicar o projeto, na sua forma e propósito.

Teresa Portela Marques é licenciada e doutorada em Arquitetura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia (UL). Docente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1999-2005) e na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (desde 2004) onde é Professora Associada. Investigadora do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos – CIBIO/Biopolis com especial destaque para temas como a conservação e recuperação de paisagens culturais, a história da arte dos jardins e da arte paisagista, com particular incidência nas obras dos séculos XIX e XX, ou a crítica da paisagem.