exposição

Pedra Papel Guerra — Arqueologia da Litografia em Portugal

Exposição promovida pelo grupo de investigação Pure Print Archeology (i2ADS/FBAUP), com o objetivo de reverter a invisibilidade da imagem impressa e apresentar novas leituras sobre uma coleção.

  • 10 Dezembro 2024 —
  • 21 Fevereiro 2025
  • Reitoria da Universidade do Porto

Exposição Pedra Papel Guerra — Arqueologia da Litografia em Portugal
Local: Reitoria da Universidade do Porto. Piso 4, Sala 4.39. Fundo Antigo. Praça de Gomes Teixeira, 4099-002 Porto
Data: 10/12/24 — 21/02/25
Inaguração 10 dezembro (terça-feira), 16h30

A exposição baseia-se num conjunto de espécimes da Coleção de Cartografia Histórica da Universidade do Porto para reconstruir, reencenar e recriar os princípios de produção da litografia no século XIX.

Em pleno século XXI, a pedra e o papel da litografia voltam a ser colocados como o centro da ação e princípio de diálogo entre investigação artística e arquivo. A mostra dá a conhecer os gestos de reconstrução, desde a obtenção de matérias-primas, ao estudo do desenho aplicado à cartografia, passando pelos processos de gravação sobre pedra e respetiva impressão. Entre etapas de produção, instrumentos de trabalho e incursões litográficas em território nacional, documenta-se e reencena-se o modo como a técnica comunica uma época, intervenientes, espaços e ideias, e como uma coleção pode ativar a criação artística e estimular o pensamento sobre a contemporaneidade.

O título “Pedra Papel Guerra” aponta para o clássico jogo “pedra, papel, tesoura”, introduzido na Europa a partir do Japão no século XIX, e sugere os cenários históricos de intensa disputa e globalização nos quais a litografia foi ferramenta política, tanto na Europa como em Portugal.

Marcação