oficina, seminário

Modos de Editar: in Situ — ex Situ

Seminário + demonstração + exposição + lançamento de livros.

Nesta edição, o Modos de Editar está inserido na programação do 1º encontro de investigação do Pure Print Archeology. Durante esta semana iremos refletir, testar práticas e apresentar projetos de investigação académica e artística que exploram processos fotomecânicos inovadores na área da impressão. É neste contexto que o Modos de Editar enquanto seminário aberto à comunidade fora e dentro FBAUP dará o seu contributo.

Ao longo das 5 edições, como podemos verificar no livro Modos de Editar: Arquivo Aberto a lançar nesta edição, tentámos explorar as diferentes sinergias e contextos na imagem impressa. Mais uma vez o desígnio se mantém focalizando-se na produção contemporânea e na história alargada dos processos de edição e reprodução fotomecânicos. Interessou-nos olhar para a prática desenvolvida na FBAUP in situ e assim deslocar o trabalho e investigação realizada para outros espaços de produção. Daqui, sujeitar o olhar às camadas de informação vindas de fora, impregnadas em artefactos ex situ para potenciar um exercício de ressignificação que nos permite ampliar a interpretação do que fazemos e encontrar intersecções com outros contextos e comunidades.

É com base nesta errância da produção e do diálogo entre dentro e fora que as intervenções do seminário se orientam. Num primeiro momento com Ruth Pelzner Montada (ECA) e uma abordagem à gravura em contexto alargado, seguida de Maria Estela Jardim (FCUL) através da análise da sua experiência de coleções de fotografia e gravura em contexto científico português e por fim Jan Pettersson (KHIO) irá intervir para mostrar os seus 25 anos dedicados a estudar a fotogravura e a heliogravura entre outros processos em contexto contemporâneo, e a pesquisa histórica em torno de arquivos/instituições e entrevistas. O seminário termina com a sua demonstração de impressão de matriz.

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Programa

18 de abril 2023 | 15h00 – 18h00
oMuseu, FBAUP

15h00 | Seminário com
Ruth Pelzner Montada (ECA)
Maria Estela Jardim (FCUL)
Jan Pettersson (KHIO)
+ Demonstração

Moderação
Pedro Amado (i2ADS/FBAUP)
Rui Vitorino Santos (ID+/FBAUP)

17h00 | Inauguração da Exposição In situ — Ex situ
Patente até dia 29 de abril de 2023, a exposição In situ — Ex situ apresenta os resultados de pesquisas tecnológicas desenvolvidas no i2ADS/FBAUP em torno dos processos fotomecânicos. Processos como a zincogravura, gilotagem, foto-esmaltagem, cuprografia, fotolitografia, diazotipia, lithophane, foram objeto de reconstrução tecnológica e recondução à prática artística. Os primeiros ensaios ocorreram em 2016 a pretexto da análise de conjunto de zincogravuras de Marques de Abreu, tratados no primeiro seminário modos de editar. Desde esta data, e num trânsito entre a observação de arquivos, oficinas, laboratórios, gabinetes, empresas de artes gráficas, museus, e a prática laboratorial, reconstruimos a presença, identidade e visibilidade processual sobre estes artefactos in situ e ex-situ. No caminho, repensamos como a investigação artística pode acolher a gravura química nas suas difíceis declinações, particularmente em contexto científico e das artes gráficas em Portugal. Também, desvelamos contiguidades menos reconhecidas. Aí as materialidades proliferam e os cruzamentos disciplinares são matéria de construção da imagem.

Como resultado, expomos os espécimes reconstruídos de raiz e propomos uma diversidade tecnológica em afirmação.

Visita guiada por:
Graciela Machado (i2ADS/FBAUP)
Paula Almozara (Posdoctoral researcher/PUC)

17h30 | Lançamento das publicações
Gravura Fotomecânica
Modos de Editar: Arquivo Aberto (Livro)

 

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Key speakers

Ruth Pelzner-Montada is an artist and scholar with a particular interest in print media. She holds a PhD in art practice, a BA(hons) in Painting from ECA and an undergraduate and postgraduate degree  in German Literature and Political Science from the University of Heidelberg. She has been teaching Visual Culture and historical and critical studies at ECA and other Scottish art colleges while pursuing her research through both artistic projects and writing. Her work has been exhibited in Scotland and abroad. Her writing has appeared in international peer-reviewed journals and conference publications and online. Her anthology Perspectives on contemporary printmaking. Critical writing since 1986 is published by Manchester University Press.

Maria Estela de Freitas Vera-Cruz Jardim was born in Lisbon in 1945. She holds a degree in Chemistry from the University of Lisbon (1970), a PhD in Chemistry (Mass Spectrometry) from the University of Glasgow, UK (1975) and from the University of Lisbon (1976). She has the preparatory course of the National School of Music in Lisbon. She was Associate Professor of the Faculty of Sciences of the University of Lisbon (1979-2010). She participated in the design and was a member of the FCT Project: “Scientific Photography: study of instrumentation and chemical-physical processes during the period 19th-early 20th centuries” (approved in 2009; duration: 2009-2013). Her present research interests are in the area of historical scientific photography and cinema as well as the relationship between Art and Science. Within the Science and Art domain, she participated in the design of the International Doctoral Program “Philosophy of Science, Technology, Art and Society” which began in September 2014 and lectured in this program as well as in an undergraduate course on “Science and Art” given at the Faculty of Science, University of Lisbon.

Jan Pettersson is currently Professor at Department for Printmaking and Drawing at Department for Art & Craft at Oslo National Academy of the Arts Oslo, Norway. His current projects lies within the photographic field with focus on the objectivity of photography within the print medium. The basis for his projects comes from his own private history, his research, film, history, music, art history, theory, fiction, and his travels. Published Photogravure and Archaeological Research published by KHiB, and Researching historical print archives to integrate ‘found’ knowledge into post-digital printmaking workshops (2022).