seminário

Ludic Talk #3 — Propostas de Notação de Texto com Referente Intangível

Marcelo Reis apresentará o seu processo de notações que partem de transcodificações de caracteres do alfabeto latino para ASCII e código binário para traços numa linha ou batidas de som por segmentos de tempo definidos.

  • 24 Outubro 2024
  • 4:00 PM
  • Online

Ludic Talks #3
Propostas de Notação de Texto com Referente Intangível
Moderação Camila Mangueira
24.10.2024, 16h00
Online

Será possível uma notação de um texto que não dê acesso ao referente? A partir de que momento um texto deixa de ser texto? Para pensar nestas questões torna-se importante explorar e definir um espectro entre as formas abstratas e concretas de um texto, tentando definir o que é o texto. Um texto pode ser tinta em papel, luz numa matriz de pixels, caracteres, palavras, frases, parágrafos, voz, entre outros. Poderia estar a numerar as várias possibilidades de existência de texto, mas talvez seja importante especular uma posição para cada uma destas iterações de texto no espectro concreto-abstracto.

Tendo em conta a comunicação através de sistemas digitais, será discutido o projecto de criação de um corpo de trabalho construído a partir de notações de texto em que atribuem predominância à forma em detrimento do acesso ao referente.

Marcelo Reis apresentará o seu processo de notações que partem de transcodificações de caracteres do alfabeto latino para ASCII e código binário para traços numa linha ou batidas de som por segmentos de tempo definidos. Posteriormente, a notação parte de uma transcodificação que tem em conta morfemas, trabalhando assim diretamente na unidade mínima de significado das palavras.

Formulário para receber o link da sessão: https://forms.gle/Jns9CzhoUyxpJE249

Organização:
Unidade Curricular de Seminário de Investigação do Mestrado em Processos de Criação (UAlg) e Grupo de Interesse iLudens do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS/FBAUP).

_
Marcelo Reis é artista plástico e produtor musical sobre o nome Wushta. Licenciado em Cinema e Audiovisual pela Escola Superior Artística do Porto (ESBAP), frequentou a Baltic Film and Media (ERASMUS) e concluiu a Pós-Graduação em Arte Cinemática pela Escola das Artes (UCP). Recentemente concluiu o mestrado em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). O seu trabalho tem-se focado maioritariamente em explorar o espectro existente entre os conceitos de forma concreta e abstrata através da tradução e transcodificação de sinal entre diferentes media.