exposição

Infinitas Galáxias – Diálogos Interatísticos

Da poesia de Ana Luísa Amaral nasceram "Infinitas Galáxias".

• 22 Janeiro 2024 —
  • 6 Abril 2024
  • Casa Comum, Reitoria da Universidade do Porto

Inauguração da exposição
Casa Comum, Reitoria da Universidade do Porto
22 de Janeiro de 2024 às 18h30

Pode um poema ser matéria líquida que se verte para o papel? Qual é a cor das palavras? Que margens podem comprimir a extensão do poema? E se daqui resultassem outros versos? Inaugura dia 22 de janeiro, às 18h00, na Casa Comum, uma exposição que se aventurou neste limbo. Constança Amador criou Infinitas Galáxias – Diálogos interartísticos com base na poesia de Ana Luísa Amaral.

Assim se revisita o Coração, Retornos e Vozes foram os três poemas de Ana Luísa Amaral que funcionaram de motor impulsionador das três séries que iremos observar. As cerca de 75 obras obedeceram a um movimento, perpétuo, que estabelece relações entre o dizível, o visível e respetivas invisibilidades. “Traduzibilidade” ou “transcrição imagética” são conceitos inerentes a este domínio da ilustração de poesia. Através da cor, mas também da água que da sua fluidez constrói a matéria da tinta, as obras de Constança Amador fazem reverberar a poesia de Ana Luísa Amaral num gesto de movimentos infinitos entre “a mão que lê e o olhar que desenha o poema”.

A delimitação dos círculos foi rigorosa, convidando-nos, no entanto, a uma viagem por céus e galáxias que é sempre feito para dentro de cada um de nós. Materializada esta interpretação do estado interior da poesia, Constança Amador perpetua uma espécie de “eterno retorno” e faz gerar, de novo, a palavra. Desenvolveu um conjunto de versos que vão ser expostos, pela primeira vez, nesta exposição que apresenta na Casa Comum.

Infinitas Galáxias – Diálogos interartísticos estará em exposição na Casa Comum até ao dia 6 de abril. A exposição pode ser visitada durante a semana das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30. Aos sábados das 15h00 às 18h00. A entrada é livre.

__
Constança Araújo Amador
A autora de Infinitas Galáxias – Diálogos interartísticos é licenciada em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da U.Porto, onde é formadora de ilustração e frequenta o doutoramento em Artes Plásticas com uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT); desenvolve o seu projeto de investigação no i2ADS / Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. É ainda mestre em ilustração e animação (IPCA), pós-graduada em gestão cultural (UPT).

Navega entre o desenho, a pintura e a ilustração de poesia contemporânea portuguesa. Tem obra publicada em livros, jornais e revistas, participando regularmente em exposições individuais e coletivas. Colaborou como arte-educadora, integrando as equipas de serviço educativo de museus e instituições como: o Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, no Porto, o Centro de Arte da Oliva, em São João da Madeira, o Museu da Cidade, Porto e a Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão.