oficina

Gravura com Jacek Szewczyk e Christopher Nowicki

Em GRAVURA COM e no âmbito do projeto GroundLab / i2ADS, Graciela Machado propõe uma ronda de workshops e tutorias destinados a permitir uma introdução ao universo oficinal de alguns gravadores convidados.

• 16 Maio 2022 —
  • 18 Maio 2022
  • Oficinas de Técnicas de Impressão da FBAUP

Workshops + Tutorias + Aula aberta

No primeiro workshop Printmaking with Jacek Szewczyk, desenvolve-se um exercício de reflexão sobre a expressão in situ. Partindo de estratégias de impressão direta, na relação com uma arqueologia do lugar “oficina”, pelo levantamento e identificação de materiais que habitualmente a ocupam, Jacek Szewczyk, irá partilhar as etapas, os procedimentos, os materiais e as ideias que estão mais presentes no seu estúdio na Eugeniusz Geppert Academy of Fine Arts and Design. Do seu estúdio na Polónia, às oficinas de técnicas de impressão na FBAUP, Jacek Szewczyk, desenvolve-se um trilho tecnológico caracterizado pela agilidade e carácter provocatórios, onde o uso de dispositivos mecânicos e elementos recolhidos nos acervos das oficinas, o tirar de provas e a sua reelaboração pelo desenho, propõem uma resposta atenta ao lugar que ocupamos.

No segundo workshop Printmaking with Christopher Nowicki, distanciamo-nos da agilidade das monotipias introduzidas no arranque da semana, para acompanhar a complexidade fetichista da técnica de mezzotinta. Sem pretender sugerir que o seu tempo de execução possa ser breve e ocorrer no espaço temporal de um workshop, e bem pelo contrário, Christopher Nowicki irá trabalhar no limite do que se pode apresentar sobre uma técnica de natureza intrigante, determinada por difíceis e exigentes coreografias do fazer partilhadas  nos seus aspetos mais significantes.

Coordenação e curadoria do programa Printmaking with: Graciela Machado

Inscrições nos eventos (à exceção da aula aberta): oficinastecnicasimpressao@gmail.com

_
Jacek Szewczyk studied at the Faculty of Painting, Graphics and Sculpture in 1977/82 at the State Higher School of Fine Arts in Wrocław – currently the Eugeniusz Geppert Academy of Fine Arts and Design. He received his Master’s of Art degree with honors in graphic design in 1982. Since 1982 he has been working at the Academy of Fine Arts and Design in Wrocław. Currently, he runs the Creative Drawing Studio at the Faculty of Graphics and Media Art. In addition to working at the academy, he deals with graphics and drawing. He took part in many exhibitions, graphic and drawing competitions in Poland and abroad. He has received several awards and distinctions.

Chris Nowicki was born in 1950, in Toledo, Ohio U.S.A.  Professor of Printmaking, Eugeniusz Geppert Academy of Fine Art and Design, Wroclaw, Poland.

_
Workshops

GRAVURA COM / Printmaking with Jacek Szewczyk

Workshop destinado a apresentar as práticas de docência e investigação artística desenvolvidas por Jacek Szewczyk. No decurso do mesmo, será produzida documentação visual e escrita sobre o modo como estes enunciados situados entre práticas do Desenho e da Gravura podem servir de exemplo e estimular uma metodologia de trabalho baseada na arqueologia tecnológica e aplicações in situ.

segunda-feira, 16 de maio 2022
15h00 – 16 horas | Demonstração e conversa
16h00 – 19 horas | Prática oficinal
Limite máximo até 12 participantes
Assistência até ao máximo de 20 pessoas

GRAVURA COM / Printmaking with Christopher Nowicki

Workshop destinado a apresentar as práticas de docência e investigação artística desenvolvidas por Christopher Nowicki. No decurso do mesmo, será produzida documentação destinada a reter um testemunho sobre o uso da mezzotinta na prática artística. O gravador irá partilhar os artefactos materiais que aplica e a sua origem, revelar as redes de práticas e praticantes que a suportam e os modelos que aplica às suas representações.

quarta-feira, 18 de maio 2022
16h00 – 17h00 | Demonstração e conversa
16h00 – 17h00 | Prática oficinal
17h00 – 19h00 | Workshop de iniciação à prática
Assistência até ao máximo de 20 pessoas

Aula Aberta

Printmaking with Jacek Szewczyk and Christopher Nowicki

Tutorias

(mediante marcação e até um limite de 4 estudantes admitidos)

Os estudantes interessados numa tutoria poderão marcar junto das oficinas para um período de 20 minutos para quarta-feira de manhã, dia 18 de maio 2022. Será dada prioridade a estudantes do DAP e MAP com projetos situados na relação com o Desenho e Gravura.