oficina

Desenhos e Representações para a Entropia

Esse workshop vai explorar como representar e comunicar através do desenho o conceito de entropia.

• 5 Fevereiro 2024
  • Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Anfiteatro - 1.17 do DFA

Entropia é um conceito complexo que descreve a quantidade de desordem, aleatoriedade ou caos num sistema. Em termos genéricos, representa a tendência natural dos sistemas de se moverem de um estado ordenado para um estado mais desordenado ao longo do tempo. Quanto maior a entropia, maior a desordem ou aleatoriedade dentro desse sistema.

Neste workshop, procuraremos desenvolver formas de representar visualmente os diferentes aspetos e interpretações do conceito de entropia, de forma a apoiar o estudo, memorização e comunicação do conceito.

O workshop colaborativo entre as áreas da Física, Astronomia e do Desenho, em parceria com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto / i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, no âmbito do projeto de investigação DRAWinU – Drawing Across University Borders (PTDC/ART-OUT/3560/2021). DOI – https://doi.org/10.54499/PTDC/ART-OUT/3560/2021

Esta atividade, de conteúdo visuoespacial, procura desenvolver uma abordagem reflexiva onde os desenhos e as imagens, são fundamentais na visualização, representação e comunicação de temas complexos. O workshop é de participação voluntária, é proposto como atividade extracurricular.

Problema

Como representar e comunicar através do desenho o conceito de entropia?

Objetivos

Utilizar as capacidades criativas de representação visual e expressão gráfica do desenho para estudar, memorizar e ilustrar o conceito de entropia, demonstrando a transição do estado ordenado para o desordenado;

Excitar as capacidades de representação e comunicação do conceito de entropia através de processos de desenho.

Quem pode participar
O workshop é dirigido a docentes, investigadores e estudantes.
Os materiais necessários serão fornecidos pelo workshop.
Será passado um certificado de participação.

Número máximo de participantes: 15
Número mínimo: 5

João Horta Belo (IFIMUP / FCUP / Departamento de Física e Astronomia)
Jorge Marques (FBAUP / i2ADS)