Seminário DRAWinU — Depois do Desenho

Este seminário discute os resultados do primeiro ano do projeto DRAWinU.

• 28 Junho 2023
  • 10:00 AM
  • Aula Magna da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Depois do Desenho

Com que desenhos aprendemos e ensinamos na Universidade?
Que futuro para o desenho nas Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática?

O seminário “Depois do Desenho” vai ocorrer no dia 28 de junho, a partir das 10h00, na Aula Magna da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Este seminário discute os resultados do primeiro ano do projeto DRAWinU, com base em duas questões:
— Com que desenhos aprendemos e ensinamos na Universidade?
— Que futuro para o desenho nas Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática?

O seminário é aberto e de acesso livre.

No último ano, a equipa do projeto DRAWinU recolheu e identificou distintas atividades de desenho em vários centros e faculdades da Universidade do Porto: da medicina às ciências biomédicas, da biologia à bioquímica, do desporto à física, das ciências do território à matemática, das engenharias à arquitetura. Este reconhecimento é a base de um estudo longitudinal sobre os usos do desenho nas áreas CTEM do ensino superior (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O nosso objetivo é compreender a agência construtiva do desenho não só como representação ilustrativa, mas como um elemento multifacetado do processo epistemológico da ciência. Entendemos que este reconhecimento não pode ser desligado da perceção singular com que estudantes, investigadores e professores consideram a sua própria experiência de desenho, em relação aos resultados da aprendizagem, à construção do conhecimento e aos fenómenos observados.

Convidamos, por isso, a comunidade académica da Universidade do Porto a participar nesta discussão.

Queremos perceber quais os obstáculos e incentivos ao ensino do desenho nas áreas CTEM, e que estratégias são necessárias para desenvolver a atividade do desenho numa estreita com os conteúdos e práticas de cada área.

Com a participação de:
Mário Bismarck (i2ADS/FBAUP)
Cláudia Amandi (i2ADS/FBAUP)
Flávia Costa (i2ADS/FBAUP)
Helena Mena Matos (CMUP/FCUP)
Jorge Marques (i2ADS/FBAUP)
Maria Catarina Silva (i2ADS)
Marina Vale Guedes (i2ADS)
Paulo Luís Almeida (i2ADS/FBAUP)
Pedro Alegria (i2ADS/FBAUP)
Sílvia Simões (i2ADS/FBAUP)
Vasco Cardoso (i2ADS/FBAUP)
Vítor Silva (i2ADS/FAUP)

Manhã

10h00: Boas-vindas e apresentação da primeira fase do DRAWinU
Mário Bismarck, IR do projeto

10h25:  Objetivos do seminário
Paulo Luís Almeida

10h30:  As práticas de desenho na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto: método, investigação, teoria.
Vítor Silva

10h45: Organizar a complexidade. As anotações gráficas e verbais como recursos de sintetização e memorização.
Cláudia Amandi

11h00: A atual presença do desenho no contexto da medicina: desenhar para ensinar, estudar e comunicar.
Marina Vale Guedes

11h20: Intervalo para café.

11h30: Como fazer desporto com desenhos?
Paulo Luís Almeida

11h45: Diagramas, esquemas e figuras. Visualização e representação de conceitos em Física e Astronomia.
Jorge Marques

12h00: Discussão.
Moderação: Flávia Costa

12h30: Intervalo de almoço.

Tarde

14h15: Desenho criatividade e comunicação. A importância do desenho na engenharia.
Sílvia Simões e Pedro Alegria

14h30: Inquirir, provar e reconstituir: Apontamentos sobre o desenho na arqueologia.
Vasco Cardoso

14h45: Intervalo

15h00: Desenhar para Visualizar na Matemática.
Helena Mena Matos e Vasco Cardoso

15h15: O uso do desenho nas áreas da biologia. Desenhar para aprender, desenhar para ensinar, desenhar para investigar, desenhar para comunicar.
Mário Bismarck

15h30:  Discussão
Moderação: Flávia Costa

15h45:  Intervalo

16h00: Apresentação do repositório online do projeto DRAWinU
Maria Catarina Silva

16h10: Discussão: que futuro para o ensino do desenho entre as duas culturas da Universidade?
Moderação: Maria Manuela Lopes

16h45: Intervalo para café