oficina

Da Seda ao Metal — Tutoria Especializada GroundLAB + Workshop

Como a serigrafia pode ser usada como técnica de intermediação para a produção de uma gravura com recurso a matérias coletadas e aplicadas na produção de vernizes permeáveis.

• 26 Abril 2022 —
  • 27 Abril 2022
  • Oficinas de Técnicas de Impressão da FBAUP

O projeto GroundLAB (i2ADS) prossegue numa ronda de tutorias especializadas, destinada a estimular uma abordagem experimental à gravura.

Para esta tutoria intitulada ‘Da seda ao metal’, seguida de workshop prático introdutório à serigrafia fotomecânica, participantes ficam a conhecer como a serigrafia pode ser usada como técnica de intermediação para a produção de uma gravura com recurso a matérias coletadas e aplicadas na produção de vernizes permeáveis.

A partir do contexto de investigação desenvolvido no âmbito do GroundLAB e SHS- Soil Health Surrounding former mining areas: characterization, risk and analysis, and intervention (NORTE-01-045-FEDER 000056), a docente e investigadora Graciela Machado irá apresentar este trilho tecnológico inédito, com casos de estudo e mostrar a produção e documentação de mais uma variante tecnológica sobre metal.

Esta tutoria alargada a workshop prático é porta de entrada na aplicação de técnicas de impressão segundo uma ideia de convergência tecnológica. Neste contexto, Catarina Marques da Cruz irá mostrar as etapas de preparação e produção da serigrafia fotomecânica.

Tutoria especializada aberta ao público em geral | Specialized tutoring open to the general public.

No workshop são apenas admitidos estudantes da FBAUP inscritos no 2º e 3º ciclos | Only FBAUP students enrolled in the 2nd and 3rd cycles are admitted to the workshop.

Aos participantes serão fornecidos os materiais essenciais | Participants will be provided with essential materials.

Clique aqui para fazer a sua inscrição.

Coordenação: Graciela Machado
Formação: Catarina Marques da Cruz
Assistência técnica e documentação: Cristiana Macedo (bolseira SHS)
Assistência: são admitidos 14 estudantes para frequência de tutoria e workshop.

Graciela Machado é professora associada da FBAUP Membro integrado do i2ADS (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade), sediado na FBAUP.

Catarina Marques da Cruz é técnica de Gravura na FBAUP desde 2014. É mestre em Desenho e Técnicas de Impressão pela FBAUP e licenciada em Arquitetura pela FAUP. Tem desenvolvido o seu trabalho artístico desde 2009, em exposições coletivas, em Portugal e no estrangeiro. A Gravura é a sua paixão, pela infindável multiplicidade de hipóteses e resultados (in)esperados.