conferência

Andaimaria 2 — Geometria nas Escolas e Faculdades de Belas Artes e de Design Gráfico

6 – 10 Maio, 2024
Rio de Janeiro, Brasil

O andaimaria_2_andamiaje – Geometria nas Escolas e Faculdades de Belas Artes e de Design Gráfico, Encontro Internacional em Línguas Portuguesa e Espanhola – é a segunda edição de um encontro internacional interpares sobre Geometria enquanto uma estrutura do Desenho. Este evento aborda a Geometria como o andaime fundamental dos desenhos, estendendo as palavras de Lino Cabezas (1995).

O encontro é destinado aos colegas docentes e investigadores dos países de língua oficial portuguesa e/ou espanhola. Pretende-se que exponham e debatam sobre pedagogia, didática e investigação em Geometria, Perspectiva e Sistemas de Representação, quando trabalhados em parceria com o Desenho.

Este evento ocorrerá na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA – UFRJ), Brasil, de 6 a 10 de maio de 2024, e será uma organização conjunta entre a EBA – UFRJ e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Portugal.
Queremos lançar sementes para futuros trabalhos parceiros de construção, partilha e divulgação do conhecimento.

O evento abrangerá atividades diversas, compreendendo cinco categorias distintas:

Conferências Abertas, que visam promover e debater os temas relacionados com o ensino da geometria e suas aplicações.

Mesas de Debates, envolvendo participantes e oradores convidados, como artistas plásticos e designers gráficos,estas mesas explorarão práticas artísticas e de projeto gráfico.

Debate interno entre pares, para uma análise mais aprofundada das temáticas abordadas, promovendo a troca construtiva de conhecimentos e experiências entre os pares.

Oficinas de Desenho e Geometria orientadas por docentes da Comissão Organizadora e dinamizadas por estudantes das duas instituições organizadoras (FBAUP/i2ADS e EBA/UFRJ), essas oficinas visam promovera participação ativa e o aprendizado coletivo, e estarão abertas a toda a comunidade acadêmica.

Programa Cultural do Encontro, com visitas técnicas a pontos específicos na cidade do Rio de Janeiro. Os passeios enriquecerão a experiência dos participantes, proporcionando uma imersão mais ampla na cultura local.

06/05 – Segunda
9h – Recepção 9h30-MesadeAbertura
10h/11h30 – Palestra: lole d e Freitas 13h30/15h – Palestra: Helena Mena Matos
15h/17h – Apresentação de trabalhos