livro

Reserva Tecnológica n.4

Esta exposição foi resultado da pesquisa desenvolvida no âmbito do pós-doutoramento realizado com apoio da Bolsa de Pesquisa no Exterior concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Brasil) a Paula Almozara sob supervisão de Graciela Machado.

  • Edição
  • Graciela Machado, Paula Almozara
  • Ano
  • 2025
  • isbn | issn
  • 2975-8661
Reserva Tecnológica n.4

Editorial
“EXPOSIÇÃO FAC-SÍMILE”, 2023 GALERIA DA FACULDADE DE ARTES DA PUC-CAMPINAS, BRASIL

Esta exposição foi resultado da pesquisa desenvolvida no âmbito do pós-doutoramento realizado com apoio da Bolsa de Pesquisa no Exterior concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Brasil) a Paula Almozara sob supervisão de Graciela Machado.

No contexto de um trabalho colaborativo consolidamos uma parceria artística e investigativa na qual contamos com o apoio da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS), do Instituto de Geofísica da U.Porto e da Faculdade de Artes Visuais da Escola de Arquitetura, Artes e Design da PUC-Campinas.

As pesquisas realizadas foram originalmente apresentadas no Museu da FBAUP e os os ecos desta parceria artística ressurgiram numa proposta colaborativa desenvolvida à distância que culminou na exposição intitulada “Fac-Símile” na Galeriada Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas.

Exposição esta que levou em consideração as experiências vividas no âmbito do Projeto SHS (Soil health surrounding former mining areas: characterization, risk analysis, and intervention NORTE-01-0145-FEDER-000056 ), centrado no estudo de áreas de mineração no território do Anticlinal de Valongo e principalmente a partir da residência artística realizada por Graciela Machado com a colaboração de Paula Almozara no IGUP – Instituto Geofísico da Universidade do Porto na Serra do Pilar. Nesta exposição, os processos técnicos eleitos relacionam-se com uma ideia de arqueologia tecnológica, estando esta atenta a certas linguagens como a fotografia na sua relação com a gravura, escultura e processos instalativos. Inclui ainda uma ideia de objetos encontrados, e testa uma proximidade com certas facetas científicas como metodologias usadas em trabalho de campo.

Entendemos que as operações revisitadas e aplicadas derivam da própria complexidade histórica e artística imbricadas às situações, lugares e objetos com os quais tivemos contato e que foram, por isso, tomados como elementos norteadores de um percurso poético que se constituiu inicialmente com a exposição IN SITU/EX SITU patente no Museu da FBAUP por ocasião do Seminário Modos de Editar em abril de 2023.

Assim, com o retorno de Paula Almozara ao Brasil consideramos realizar uma experimentação expositiva que reuniria elementos que pudessem se apropriar do contexto de produção em outro laboratório de pesquisa, no caso o existente na PUC-Campinas e retomasse outro viés tecnológico as questões vivênciadas na residência do IGUP e no trabalho de atelier desenvolvido nas oficinas gráficas da FBAUP em torno das pesquisas sobre papel preparado, papel-pedra, gillotagem entre outras que se realizam no contexto do Grupo de Interesse PURE PRINT ARCHEOLOGY. Uma parte da exposição “Fac-Símile” reúne trabalhos relacionados com a ideia de uma reprodutibilidade técnica da imagem e uma reencenação tecnológica marcada pelo uso de aparatos e técnicas que são comumente associados a uma prática comercial e industrial contemporânea, como, por exemplo as máquinas de corte laser, impresssoras 3D.

A metodologia do processo de construção da exposição, corresponde aos problemas e desafios da investigação artística e da Arte contemporânea ao levar em conta uma noção de pós-produção na qual o artista, segundo Nicolas Bourriaud, é uma espécie de bricouler. Este atua na reconfiguração de códigos, processos e tecnologias já existentes e ressignifica os modos de produção, como a função, as intenções, e a capacidade de entendimento das tecnologias que abordadas pelas poéticas, coloca os artistas em diferentes papéis.

Os materiais apresentados demostram o potencial destes nas artes plásticas, explorados numa abordagem que interpela os diversos elementos contidos na operacionalização artística e que podem criar simulações ou aproximações de e com outras linguagens e técnicas que dialogam ou rementem a si próprias e entre si em conjunções mais ou menos metafóricas.

Paula Almozara
Graciela Machado

Sobre

Reserva Tecnológica é uma publicação períodica, lançada após uma exposição organizada pelo grupo Pure Print Archelogy (i2ADS/FBAUP). Reserva Tecnológica publica fichas técnicas expandidas, preparadas especificamente para acompanharem os objetos em exposições organizadas pelo PPA. As fichas técnicas expandidas são habitualmente constituídas por um texto e por ilustrações de carácter instrutório, produzidas pelos artistas e investigadores. Reserva Tecnológica publica as fichas técnicas na língua originalmente redigida para o contexto da exposições apresentadas. Na mesma publicação as fichas técnicas poderão surgir com diferentes traduções. Reserva Tecnológica não pretende ser um catálogo mas um objeto editorial autónomo, que dá a comunicar a um público abrangente e não especializado, a produção e a investigação do PPA.