Lira

Um Revivalismo Híbrido Contemporâneo de um Tipo de Letra de Manuel Pereira da Silva

Projeto semente | i2ADS

Computação, Práticas Híbridas e Cultura
  • Referência
  • i2ADS.2025.Lira
  • Período
  • 01.01.2025 — 30.06.2026

A revitalização de tipos de letra [typeface revivals] oferece uma forma essencial para preservar, (re)interpretar e atualizar o património cultural português, explorando e trazendo à luz lacunas significativas na documentação da sua história do design. Figuras menos conhecidas como Manuel Pereira da Silva permanecem sub-representadas, apesar do seu impacto nas gerações atuais de designers. Os seus tipos de letra, aprisionados em formatos digitais obsoletos e acessíveis ao público apenas através de raros espécimes impressos, ilustram os desafios de envolver e preservar estes legados no contexto contemporâneo.

A revitalização de um tipo de letra, reinterpretando o trabalho de Pereira da Silva num formato moderno e utilizável, pode colmatar esta lacuna, tornando os seus designs acessíveis a designers gráficos e editoriais atuais. Este esforço não apenas preserva as suas contribuições, mas também procura despertar interesse em outras figuras negligenciadas. Orientado pela abordagem concetual de Mosley, Shaw e Kelly e pelos contributos de desenvolvimento técnicos e de design de Unger, o processo integra fidelidade histórica com ferramentas de fabrico contemporâneas, digitais e analógicas.
Este projeto artístico experimental [seed project] — desenvolvido no âmbito das atividades do SIG Ligatures — tem como objetivo desenhar e produzir uma fonte tipográfica — Lira — tanto de forma digital, como analógica, baseada numa interpretação da revitalização da “Tia Lira”, originalmente concebida por Manuel Pereira da Silva.

Será utilizada uma metodologia de Design e Desenvolvimento de Produto para projetar, implementar, avaliar e distribuir o artefacto no formato OpenType 1.9 em fonte digital variável. A fonte será também fabricada digitalmente como uma coleção analógica de caracteres físicos para exibição e impressão em tipografia de caracteres móveis nas oficinas da FBAUP, promovendo não só o património cultural e de design deste designer português, mas também práticas de design híbridas contemporâneas no âmbito educativo e profissional.

Trata-se de um primeiro passo importante para documentar, publicar e apresentar ao público o legado desta figura escondida no panorama do Design português, a apresentação do processo de desenvolvimento da Lira e a publicação dos formatos finais de distribuição permitirão a sua disseminação através do uso e exploração pelos utilizadores finais. Em paralelo, a publicação de documentação e espécimes e atividades de disseminação em conferências ou apresentações públicas visam estimular as comunidades académicas e profissionais para a preservação e valorização deste caso específico e, por extensão, do património cultural mais amplo do design nacional.

Esta abordagem híbrida de design mediático promove um diálogo intergeracional, enriquecendo a história do design português através da sua relevância renovada e da exploração das filosofias históricas de design.

  • Investigador responsável
    Pedro Amado

  • Equipa
    Diniz Cayolla (FBAUP/i2ADS, Procedimentos de Etnografia)

    Colaboradores e Consultores
    Vítor Quelhas (IPP-ESMAD / ID+, I&D do Projeto)
    Fernando Coelho (ISEC / IPT / Uppercase, Documentação & Operações de Campo)
    Rui Abreu (R-Typography, Design, Desenvolvimento & QA de Distribuição de Tipos)