Clara de Cápua
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Clara de Cápua (Jaú-SP, 1984) é uma artista multidisciplinar brasileira e seu trabalho se desenvolve entre as artes da cena e as artes visuais. Doutoranda em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal; possui Mestrado em Artes (2010), realizado com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e Bacharelado em Artes Cênicas (2005), ambos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil. Participou de eventos acadêmicos internacionais com apresentação de trabalho e/ou publicação nas respectivas atas. Publicou artigos em revista especializada e capítulos em livros. No que toca à prática artística, trabalhou como atriz por diversos anos, atuando em peças de teatro e em um filme. Em 2017, passou a se dedicar às artes visuais, sobretudo através do desenho, do vídeo e da intervenção sobre fotografia. Seus temas de interesse giram em torno de processos de desaparecimento e da tensão entre presença e ausência na imagem. Em 2024, realizou a exposição individual “Desaparição” na cidade do Porto, Portugal. Participou de diversas exposições coletivas, destacando-se a “Bienal de Arte Contemporânea da Maia 2023” (Portugal, 2023), a “XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira”, (Portugal, 2022); o “Paadmaan Video Event #2” (Irã, 2021); o “16º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Guarulhos” (Brasil, 2020/21); o “XV SIMULTAN Festival” (Romênia, 2020); a “III Mostra Diversa” (Brasil, 2019); e a exposição “AI5: Ainda não terminou de acabar”, no Instituto Tomie Ohtake (Brasil, 2018). Entre 2019 e 2022, foi artista representada pela LONA Galeria (São Paulo, Brasil). Possui obras em coleções particulares e nos acervos públicos do “MDS – Museu da Diversidade Sexual” (São Paulo, Brasil) e do “Ar: Acervo rotativo”. Seus vídeos foram exibidos no Brasil, na Alemanha, na Islândia, na Romênia, na Bélgica, em Portugal e no Irã.
Título da tese
Processos de desaparecimento e modos de olhar para a ausência na prática artística
Referência FCT
2024.00306.BD
Resumo
O projeto tem como eixo central o estudo da tensão entre presença e ausência na imagem. De caráter teórico-prático, ele se lança afirmativamente na investigação em arte, procurando, a partir da sua especificidade, contribuir para o desenvolvimento deste território. Propõe-se investigar a hipótese da zona de fronteira entre presença e ausência como um terreno fértil tanto para a imaginação, em um sentido alinhado aos conceitos de “teatralidade” e de “fabulação crítica”, quanto para uma experimentação dos limites entre real e ficcional. Partindo de uma prática artística autoral multidisciplinar, pretende-se investigar a manipulação da memória e do registro documental na sugestão de ficções, bem como a problematização do visível na construção de imaginários, contribuindo desta forma para o estudo da imagem em sua potência “performativa”. Frente à recorrente afirmação da presença, a investigação também assume um viés político ao se debruçar sobre ausência e desaparecimento como temas de pesquisa em arte.
Orientação
Pedro Tudela (orientação) e Cristina Mateus (co-orientação)
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