OPEN CALL — PSIAX #8

Submissões até 1 de outubro de 2024.

Encontra-se aberta até dia 1 de outubro de 2024 a chamada para submissão de trabalhos para publicação na edição nº 8 da 2ª série da revista PSIAX: Estudos e Reflexões sobre o Desenho que terá como assunto questões que se articulem com “Desenho e Ecologia”.  Convidamos investigadores, artistas e pensadores a contribuir para a próxima edição da PSIAX, que visa explorar a interconexão entre o desenho e a imagem com a ecologia.

O desenho e a imagem podem ser um reflexo do pensamento ou das preocupações humanas, representações do natural, das nossas ideias sobre o mundo num contexto contemporâneo, marcado por preocupantes questões ecológicas e de sustentabilidade.

Será que o desenho revela o modo como nos relacionamos com o nosso planeta, com o natural, com a nossa consciência integrada ou afastado no que é natural e do qual fazemos ou não parte? Será que as imagens revelam nossa crescente(?) consciência sobre a nossa atuação negativa sobre o planeta, e a necessidade de agir de modo diferente?

A ecologia, como ciência da interdependência dos organismos e seu ambiente, oferece um valioso entendimento sobre a interação entre humano e os não humanos, entre os seres sencientes e o seu ambiente. Tem, hoje um papel fundamental na compreensão e resolução de questões ambientais, o excessivo consumo, as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade, a degradação de habitats, a poluição ou o esgotamento do nosso planeta.

Queremos perceber como é que as imagens, ou como é que o desenho, pode questionar criticamente estes temas, como explora estas ideias, como pode mostrar e representar as nossas ligações entre espécies, eventualmente propondo alternativas ou apontando atuais inquietações. Como é que o desenho, como materialização do pensamento, formalização de ideias, construção de soluções pode inspirar, mobilizar, educar, inspirar? Como é que o desenho testemunha os nossos actos, as nossas soluções, as mudanças na nossa cultura  ecológica?

Nesta edição, estamos interessados em mostrar desenhos, projetos artísticos, imagens, artigos, ensaios, textos contextualizadores ou críticos que deem conta, problematizem ou abordem representações da Natureza e da Paisagem, Narrativas ambientais, ligações entre o humano e o não humano, a nossa cultura antropocêntrica ou outras possíveis cosmovisões.

Qualquer formato submetido (texto ou projecto) para avaliação deverá ser enviado para psiaxmag@gmail.com até ao dia 1 de outubro de 2024, em qualquer uma das seguintes línguas: Português, Castelhano, Francês, Inglês, Italiano.

Para contributos como artigos, ensaios, textos, estes devem possuir um número de caracteres, incluindo espaços, entre os 11000 e os 21000, e devem incluir um resumo com um máximo de 300 palavras em Português e Inglês; 4 palavras-chave e uma nota biográfica com 50 palavras.

Os contributos em texto deverão ser enviados num único ficheiro word, com o texto em Times New Roman, corpo 12 e entrelinhamento 1,5, justificado. Notas de rodapé e referências deverão ser formatadas em corpo 10, entrelinhas simples, segundo o estilo APA 6. As referências bibliográficas devem estar integradas no texto. As citações até 3 linhas devem vir inseridas no texto entre aspas e seguidas pelas devidas referências. As citações com mais de 3 linhas, devem vir destacadas do corpo de texto com a fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples, justificado, recuo de 4 cm da margem esquerda.

Cada contribuição em projecto artístico (desenhos, projectos artísticos, imagens) terá um limite de 10 imagens. As imagens, em formato .jpg ou .tiff, com um mínimo de 7,5 x 10 cm, 300 dpi, devem estar identificadas no corpo de texto e no ficheiro, acompanhadas de ficha técnica e referenciadas, e devem incluir um resumo com um máximo de 500 palavras em Português e Inglês; 4 palavras-chave e uma nota biográfica com 50 palavras.

Os artigos são selecionados pela comissão editorial. Posteriormente são submetidos a um processo de revisão duplamente cega por pares. A comissão reserva-se no direito de não publicar artigos que não sigam as recomendações de revisão.

Datas Importantes:
Data de submissão: até 1 de outubro de 2024
Resultados: até 1 de dezembro de 2024
Lançamento da revista (prevista): 2025

Mais informações em:
www.eaad.uminho.pt
www.facebook.com/EAUMinho

* A PSIAX é um periódico ativo desde 2002, publicando estudos e reflexões sobre desenho e imagem. Tem direção conjunta das Faculdades de Arquitetura e Belas Artes da Universidade do Porto e da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, sendo editada pelas unidades de investigação i2ADS e Lab2PT